Itaúna, terça-feira, 03 de outubro de 2017 às 11:36:18

Campanha Nacional de Multivacinação alcança quase duas mil pessoas em Itaúna

Mobilização contribui para atualização das doses entre crianças, adolescentes e adultos, na área urbana e zona rural

Realizada entre 11 e 22 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação foi encerrada com resultado expressivo em Itaúna. A mobilização, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde, tem como objetivo a atualização do esquema vacinal, sendo como público-alvo a faixa etária de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. No Município, conforme balanço do Setor de Epidemiologia, foram imunizadas 1.391 crianças (0 a 9) e 492 entre 10 e 15 anos incompletos, totalizando 1.883 pessoas vacinadas no período.

 

A rede pública ofereceu 14 vacinas destinadas à população infantil e outras oito aos adolescentes, com a finalidade de ampliar a cobertura. Para a zona rural, a Epidemiologia estabeleceu um cronograma específico, com a avaliação dos cartões pelas enfermeiras e técnicos de Enfermagem, para atualização das doses. O “Dia D”, estabelecido pelo governo federal para reforço da campanha em nível nacional, foi em 16 de setembro, e apesar de feriado municipal pelo aniversário de Itaúna, um grande número de pessoas compareceu às unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF – para a imunização. Usuários do sistema fora da faixa etária preconizada também puderam colocar em dia as cadernetas.

 

A mobilização teve o objetivo de resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, tanto na infância, como na adolescência, juventude e idade adulta, visando manter controladas, eliminadas ou erradicadas, as doenças imunopreveníveis. Para oferecer atendimento qualificado aos usuários da rede em Itaúna, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, em 04 e 05 de setembro, o treinamento das equipes de ESF, reforçando o plano de reestruturação implantado pela atual administração como medida fundamental para que o Município cumpra as metas do Ministério da Saúde referentes ao Programa Nacional de Imunização.

 

 

Veja mais