Itaúna, terça-feira, 05 de dezembro de 2017 às 10:47:49

Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente divulga vencedores

Escola municipal de Itaúna é destaque na etapa nacional do programa

A Escola SESI – CAT Dario Gonçalves de Souza, de Itaúna, teve destaque na etapa nacional do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2017. A instituição de ensino alcançou a terceira colocação na categoria Cientista Mirim I (1º a 3º anos do ensino fundamental) com o trabalho “Bombsol: a energia do futuro”. Foram escolhidos projetos de alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Com o tema “Meio Ambiente e Ciência: a energia na minha cidade”, a proposta deste ano foi voltar o olhar para questões locais sobre energia. Os vencedores foram anunciados no mês de novembro.

Em 2017, 32 cidades participaram do Prêmio, com o envio de 425 projetos. Ao todo mais de 85 mil alunos, 607 filhos de empregados e 1,8 mil educadores foram beneficiados. Confira a lista completa de vencedores no site www.fundacaoarcelormittal.org.br

 

Sobre o projeto

Ao trabalhar a questão na sala de aula, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2017 envolveu estudantes e professores sobre a importância do tema no cotidiano, estimulou a curiosidade, o trabalho em equipe e a experimentação. “A mudança no foco do projeto valorizou ainda mais a educação cientifica e percebemos que as iniciativas estão mais próximas da realidade dos alunos, com resultados satisfatórios”, aponta Leonardo Gloor, Diretor Superintendente da Fundação ArcelorMittal.

 As atividades tiveram início de forma concomitante ao começo do ano letivo, com a distribuição de mais de 226 mil kits educativos para as escolas. Além disso, aproximadamente 1000 mil professores receberam capacitação para desenvolverem o trabalho por projeto, com foco no desdobramento do tema da energia junto aos alunos. Mais de 600 filhos de empregados da ArcelorMittal e da Belgo Bekaert também participaram do concurso.

 

Parcerias

O projeto é realizado desde 1992 e conta com a parceria de Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Meio Ambiente e com as unidades locais da ArcelorMittal e da Belgo Bekaert. A Fundação ArcelorMittal já definiu o tema para a próxima edição em 2018. Será “Meio ambiente e Ciência: Reduzir, reutilizar e reciclar – os 3 R’s no meu dia a dia”.

Veja mais