Itaúna, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 às 12:50:40

Retirada de quebra-molas no Morro do Engenho recebe protestos da comunidade e de vereadores

Na administração passada, um traffic calming foi construído à Avenida Dorinato Lima, no Morro do Engenho, onde é intenso o tráfego de carros e caminhões em direção à MG 431, acesso para a Barragem e a Serra do Minério. Na terça-feira, moradores das proximidades fizeram uma mani-festação, impedindo que uma retroescavadeira da Prefeitura fizesse a retirada do mesmo, atendendo uma Ação Civil Pública da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo. O Ministério Público realizou perícia e identificou 13 falhas na implantação do traffic calming naquela via.

Um tumulto acabou se formando quando o funcionário da prefeitura iniciou o trabalho de remoção e os moradores buscaram intervir, na tentativa de impedir a remoção do mesmo, formando um pequeno engarrafamento. Os vereadores Alexandre Campos e Silvano Gomes compareceram ao local, ouviram os moradores e buscaram dialogar com os responsáveis na Prefeitura.

Solução

A pedido da população, os mesmos intervieram junto a prefeitura de Itaúna para a não remoção do quebra-molas, já que o tráfego é intenso e perigoso, acontecendo muitos acidentes.

Na reunião da Câmara de terça-feira, o vereador Alexandre Campos disse que foram surpreendidos com a retirada do quebra-molas e que muitas famílias estavam contra. Ele falou que, através de contato dele e de Silvano com a administração municipal, conseguiram chegar a um consenso, sendo colocada uma camada de asfalto diminuindo a lombada para atender ao MP.

O vereador Silvano falou que a população se mobilizou de forma rápida e que depois que foi colocado o traffic calming não acontecera mais acidentes no local. “O povo não quer ter parente morto ali”, disse ele, ressaltando a impor-tância do diálogo. O vereador Da Lua falou que “não era preciso chegar ao ponto que chegou” e que quem sabe as necessidades é o pessoal que mora nas proximidades.

O vereador Toinzinho, que era vice-Prefeito à época em que foi construído o traffic calming no Morro do Engenho, disse que não foi invenção de uma pessoa, mas reivindicação de muitos moradores.

Veja mais