Itaúna, segunda-feira, 18 de setembro de 2017 às 21:13:32

Segurança nas passagens de nível da linha férrea é tema de abertura da Semana Nacional do Trânsito em Itaúna

A Semana Nacional do Trânsito será marcada em Itaúna por várias ações de conscientização sobre a importância de atitudes mais seguras no cotidiano. As atividades começaram nesta segunda-feira, 18 de setembro, com palestra para os funcionários do transporte coletivo, realizada em parceria da Secretaria Municipal de Regulação Urbana com a concessionária do serviço e também a empresa responsável pelas operações na linha férrea.

 

A gerente de Planejamento Viário, Trânsito e Fiscalização, falou aos participantes, motoristas e outros colaboradores do grupo que explora as linhas de ônibus na cidade, sobre direção defensiva nas passagens de nível. “É mais uma tentativa de sensibilizar as pessoas a respeito da importância da mudança de postura nas vias públicas, reiterando a proposta colocada em pauta neste ano”, comenta a gestora.

 

O tema escolhido para 2017 é “Eu escolho curtir um trânsito seguro”. A programação elaborada pela Secretaria Municipal de Regulação Urbana visa conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um, tanto pedestre quanto motorista, com a valorização de atos do cotidiano que podem contribuir para a redução dos índices de acidentes.

 

A campanha da Prefeitura tem apoio da Polícia Militar, que nesta terça-feira, 19, promove palestra do sargento Paulo César, sobre direção defensiva, para os atiradores e demais interessados, às 06h40, na sede do Tiro de Guerra, que também é parceiro. Para quarta-feira, 20, às 08h, está prevista uma blitz educativa, na avenida Jove Soares, com a participação da PM, da Polícia Civil e do TG 04-009. Haverá distribuição de materiais informativos e adesivos.

 

Na sexta-feira, 22, às 09h, na Praça Doutor Augusto Gonçalves, exposição de veículo “batido” e apresentação da Companhia Descarga de Comédia sobre o assunto em pauta. O encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Itaúna será na segunda-feira, 25, com uma caminhada pela avenida Jove Soares, a partir das 18h, com orientações sobre atitudes seguras nas vias públicas e dicas de saúde ao longo do percurso.

 

Para mobilizar a população nas redes sociais da internet foi adotada a hashtag #euescolhoviver. “O propósito é envolver toda a comunidade, entre motoristas e pedestres nessas ações, que são extremamente importantes para que consigamos resultados positivos, com a diminuição dos índices de ocorrências. Estão todos convidados a participar conosco”, ressalta a gerente de Planejamento Viário, Trânsito e Fiscalização, Cíntia Valadares.

Veja mais