Política

Projeto do vereador Kaio intitulado “Lei Catarina” é aprovado por unanimidade na Câmara

Foi aprovado por unanimidade o projeto do vereador Kaio Guimarães, intitulado “Lei Catarina” que institui o direito das mulheres parturientes de receberem atenção integral à saúde nos casos de perda gestacional espontânea, natimorto e perda neonatal ou que tenham sido submetidas à violência obstétrica.
A história de Catarina de Souza Silva e sua genitora, Tainara de Souza Silva, é um trágico lembrete das profundas lacunas existentes no sistema de saúde e da necessidade urgente de proteger as mulheres grávidas de práticas inadequadas e prejudiciais durante o período de gestação e parto.
Na justificativa do projeto, o vereador Kaio ressaltou que o caso ganhou comoção dentro de nossa cidade tendo em vista todas as nuances que vieram a contribuir, infelizmente, com o falecimento de Catarina, resultado este que poderia ser evitável caso condutas como as previstas no projeto de lei tivessem sido seguidas.
Neste sentido, o Projeto em questão tem por objetivo não apenas honrar a memória de Catarina mas, principalmente, evitar que casos desta natureza voltem a ocorrer dentro do município.
O vereador Kaio ainda ressaltou que “O incidente lamentável que resultou na perda de Catarina e no sofrimento extremo de seus pais, em especial da sua mãe, e é um chamado à ação para promover a segurança, a dignidade e os direitos das mulheres durante a experiência da maternidade.
No corpo do projeto está previsto que as gestantes, além de assistência psicológica, tenham direito também a um quarto privativo, para não acentuar ainda mais a dor ao compartilharem o mesmo local com mães que estão acolhendo seus filhos recém nascidos.
Os pais de Catarina, Tainara e Rodrigo estavam presentes na reunião e Kaio convidou os demais vereadores a assinarem com ele o projeto.

Rua Profa. Eleuza Moreira Corradi
Também aprovado por unanimidade projeto do Executivo que denomina rua em Santanense de “Profa. Eleuza Moreira Corradi”. O “professora” foi incorporado à denominação da rua através de emenda do vereador Silvano Gomes que ainda considerou quea homenageada, pelo seu currículo e trajetória, merecia denominar uma instituição escolar.
Leia a justificativa do projeto do Executivo:
“ Eleuza Moreira Corradi nasceu em Itaúna, em 12 de novembro de 1940, filha de Serafim Moreira Neto e Gilbertina Santos Moreira. Casou-se com Clélio Corradi, e dessa união vieram quatro filhos: Sephora, Rebecca, Iochabel e Marcelino Corradi.
Formada em Pedagogia e Direito pela Universidade de ltaúna, concluiu seu Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Escritora e poetisa com publicações em livros de Poesia e Contos, vencedora em âmbito nacional de concursos de literatura, incluindo primeiro lugar no Brasil do Concurso Literário Guimarães Rosa.
Como professora, orientadora, supervisora e advogada, atuou em prol da educação, passando pelas escolas: Escola Estadual Dr. José Gonçalves, Granja Escola São José, Escola Estadual de Itaúna e Universidade de Itaúna, onde se esforçou para aprender a escrever com a mão esquerda, devido ao câncer de mama, neste período, mesmo passando por tratamentos de quimioterapia em Belo Horizonte, compareceu às salas de aula até três semanas antes de seu falecimento.
Sempre ciente da importância dos seus compromissos junto a sociedade, Eleuza era colaboradora ativa do Lactário em Itaúna, servidora do Cartório Eleitoral de Itaúna, voluntária incansável da biblioteca da Universidade de Itaúna.
Cantora na Rádio de Itaúna desde a infância, criou o primeiro coral infantil em Itaúna, atuou por vários anos no Teatro “Chica Boa”, em Itaúna”.

O vereador Silvano Gomes falou que o tão esperado poço artesiano na comunidade de Córrego do Soldado estava em execução

O vereadorAlexandre Campos parabenizou a Prefeitura e a Procuradoria por terem revertido a doação de um tereno de 30 mil metros em frente à Universidade, já que a empresa não construiu. Ele sugeriu que próximo prefeito f izesse a doação do terreno para o Sindicato de Produtores Rurais construir seu Parque de Exposições

O vereador Joselito cobrou da Administração a iluminação da praça do bairro Olímpio Moreira e agradeceu pela limpeza de cinco bueiros no Bairro Ouro Verde

O vereador Eninho pediu mais uma vez a manutenção da estrada do Brejo Alegre

O vereador Leo Alves comunicou que a reforma da quadra do Bairro Leonane, depois de 20 anos de cobrança, está praticamente finalizada para ser entregue à comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *