Circuito Político
Vitória acachapante
Como sempre gostava de dizer o grande amigo e político Simonini, a vitória de Gustavo Mitre foi acachapante.
Nunca na história de nossa querida Itaúna houve tanto apoio para um candidato como o que aconteceu nesta eleição. Com todo capital político que adquiriu com as grandes conquistas para a cidade como deputado estadual, a população respondeu à altura mostrando todo o respeito com uma pessoa que sempre pautou suas ações com amor. carinho e dedicação a Itaúna.
Aos candidatos que tentaram denegrir sua imagem com falácias, Gustavo respondeu com ações e proposições sérias, ouvindo a comunidade conhecendo ainda mais suas reais necessidades.
A candidatura do Gustavo ficou tão forte que até gente que sempre apoiou o Neider “bandeou” para o seu lado e a articulação de fortes candidatos nos partidos coligados arrematou a vitória.
Para esta vitória, foi também de suma importância o apoio da Gláucia Santiago que indicou seu filho Hidelbrando Neto para vice e levou todo o PL para o seu lado. Netinho, como é chamado, além de jovem e carismático, é um expert em meio ambiente, uma área em que nossa cidade está tão carente.
Os grandes derrotados
O primeiro grande derrotado foi o Prefeito Neider. Sua rejeição já era de conhecimento público e ficou constatada nesta eleição. Até alinhados de primeira linha na Câmara Municipal não ficaram com ele. Seu desgaste era muito grande, como uma pessoa que não saía do gabinete. Pouco recebia e pouco conversava com o povo. A insistência em subsidiar a Via Sul e a precariedade do transporte coletivo. O esgoto sendo lançado no rio e ribeirões e a má administração do SAAE, antes um orgulho da cidade, que levou à falta de água em várias regiões. O grande número de empréstimos para asfalto. A falta de planejamento no trânsito. …
Enfim, são tantas coisas negativas na administração neidista que não dá nem para enumerar e o resultado só podia ser este. Ainda tem mais: Neider deu um tiro no pé quando menosprezou sua vice Gláucia Santiago e a jogou na campanha do Gustavo.
O segundo derrotado foi o candidato Maurício Nazaré que esperava contar com total apoio dos empresários e o “prestígio” do Neider e dos inúmeros cargos comissionados. O único “trunfo” que apresentava para o povo era sua atuação como provedor do Hospital onde, segundo ele, conseguiu um milagre. Com isto, ainda desrespeitou os conselheiros Guerra e Mourão, que são os que conseguem manter nosso Hospital de pé.
O terceiro derrotado foi, em conjunto, o PT e a esquerda, que conseguiram somente pouco mais de mil votos, num universo de mais de 40 mil votos válidos.
Esta colunista confia muito nos eleitos. Itaúna vai estar em boas mãos. Vai ser difícil administrar, com tanta carência grave e urgente na cidade. Mas, pelo conhecemos do Gustavo Mitre e do Netinho eles vão encarar tudo com muita garra e conhecimento, montando uma equipe técnica e aberta à população. E, o muito importante: vão ter maioria na Câmara.
Você sabia?
Os municípios dos estados do Espírito Santo, Amapá, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não elegeram nenhum prefeito petista. O PT também não ganhou no primeiro turno em nenhuma capital. Por que será?