Política

Vereadoras pedem ajuda imediata para a Coopert que vive situação crítica após incêndio

A vereadora Márcia Cristina solicitou à Mesa Diretora, que na devolução do duodécimo (sobra do orçamento da Câmara que normalmente é devolvido à prefeitura no final do ano) fosse exigido que R$ 300 mil fosse destinado à recuperação da Coopert – Cooperativa de Reciclagem e Trabalho, cujas instalações e equipamentos foram destruídos por incêndio.
Ela falou que o depósito dos materiais reciclados está a céu aberto, virando um verdadeiro lixão, atraindo muitos urubus. Além disso, os cooperados estão perdendo com a venda dos mesmos, o que gerava o sustento de 74 famílias. “Virou um grande problema de saúde pública, gerando impactos ambientais”, ainda salientou Márcia.
Ela falou que a Coopert é uma empresa privada, mas que oferece serviço de ótima qualidade para o município, sendo uma referência nacional na reciclagem do lixo. Mesmo assim, a Prefeitura está dizendo que não pode fazer nada, a secretaria de infraestrutura não foi nem ajudar na parte elétrica e o SAAE só levou água um dia. “É desumano, o que os cooperados estão passando, não tem nem água para beber no local”, destacou Márcia. Ainda: “a ajuda que precisam não é para amanhã, é para hoje”. A vereadora disse que a direção da cooperativa já alugou um galpão, mas que precisa comprar as prensas que foram também destruídas pelo fogo e pediu a antecipação de parte do duodécimo para a aquisição.

A vereadora Edênia Alcântara reforçou o apelo da companheira e falou que a deputada Lohanna França já destinou uma emenda de R$ 600 mil para socorrer a Coopert, mas só deve ser liberada entre janeiro a março do ano que vem.
Disse que como empresa privada não pode receber emendas impositivas dos vereadores e recurso da prefeitura, mas que isto pode ser feito através de uma outra associação, citando o nome da mesma. A vereadora ainda conclamou toda a comunidade itaunense a fazer um pix para a Coopert, que pode ser acessado através do instagram da cooperativa.

O vereador Toinzinho disse que Neider pode enviar um projeto de recurso para a Coopert através da associação citada pela Edênia e que o pedido de socorro dos cooperados é um clamor de toda a cidade.

O vereador Kaio Guimarães falou que o cancelamento do recurso para o Hospital é desespero do Prefeito para fechar as contas e que é uma triste realidade um prefeito que é médico não ter um olhar para a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *