Empresa Stellantis – que tem unidade em Itaúna – vai contratar 1.200 pessoas para o polo de Betim
A Stellantis – dona das marcas Fiat, Citroën, Jeep, Peugeot, Ram e outras, além de produtora de autopeças PCMA, com unidade em Itaúna, as margens da MG-431 na saída para Itatiaiuçu, anunciou, nesta quinta-feira 30/1, 1.200 contratações de profissionais para o polo automotivo de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
As vagas são para reforçar a produção da fábrica, que atualmente emprega 16 mil pessoas, o que representa mais da metade da força de trabalho da companhia na América do Sul.
As oportunidades estão disponíveis no site stellantis.empregare.com. Há ainda 300 vagas para a unidade de Porto Real (RJ).
Em coletiva à imprensa, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, destacou a importância do polo mineiro para a companhia.
“É uma planta que hoje está trabalhando em tempo integral e a todo vapor. E as perspectivas de crescimento estão nos fazendo contratar pessoas. A capacidade produtiva de Betim acompanha o mercado e a tendência é de crescimento para 2025”.
Cappellano ainda ressaltou o momento de ascensão no subcontinente. “Estamos dando continuidade ao ciclo virtuoso que iniciamos nos últimos anos no Brasil e na América do Sul. Em 2024, alcançamos diferentes recordes de vendas, produção, exportação e consolidamos a liderança absoluta do mercado sul-americano.
Com um futuro promissor para os próximos anos, em que teremos disponível os R$ 32 bilhões em investimentos, receberemos com satisfação os novos empregados que passarão a integrar o nosso time,” enfatizou.
Investimentos
A companhia ainda afirmou que, entre 2025 e 2030, serão lançados 40 novos produtos e 8 powertrains – conjunto de componentes responsáveis pela geração e transmissão da potência de um veículo.
Também evidenciou que seguirá com a implementação da tecnologia Bio-Hybrid nos carros, a exemplo do que foi com os Fiat Pulse e Fastback Hybrid, primeiros veículos da marca a receberem a tecnologia.
Os recursos também serão utilizados para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em toda a cadeia de suprimentos automotivos, além da criação de novas oportunidades estratégicas de negócios.
Fiat Titano na Argentina
A Stellantis confirmou que o Fiat Titano será um dos modelos fabricados na Argentina. O carro chegará ao mercado nos próximos meses como a primeira picape produzida pelo grupo no país. No final do ano passado, a companhia anunciou um investimento de US$ 385 milhões no polo automotivo de Córdoba para fabricar uma família de produtos, componentes e um novo motor.
“Trata-se de um marco para a produção local na Argentina, com um produto que integra um dos segmentos mais competitivos do mercado,” declarou a marca.
A fábrica de Betim
O polo automotivo na região metropolitana de Belo Horizonte possui capacidade produtiva de 650 mil veículos por ano, além de 1,1 milhão de motores e 540 mil transmissões. Os carros desenvolvidos na fábrica são Fiat Argo, Mobi, Pulse, Fastback, Fiorino, Strada, Peugeot Partner Rapid, Abarth Pulse, Abarth Fastback.
O complexo industrial reúne mais de 1.000 fornecedores em um raio de até 500 km e ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, que fazem dele a maior planta automotiva da Stellantis no mundo.