Belgo Arames comemora 50 anos de produção no Brasil
A mineira Belgo Arames completa, neste mês, 50 anos de atividades na indústria de transformação de arames de aço. Para 2025, a empresa está focada no fortalecimento de sua posição no mercado por meio de investimentos na ampliação da capacidade produtiva e em tecnologia avançada de automação, como o uso de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).
O CEO da companhia, Rodrigo Archer, destaca os R$ 20 milhões investidos, desde o ano passado, na fábrica de telas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esse montante é destinado para a ampliação da capacidade de produção de cercamentos urbanos e da linha de gradis para a proteção de máquinas e equipamentos.
Desde 2018, mais de R$ 200 milhões foram investidos nas duas unidades de fabricação de steel cord, ou arame para pneus, localizadas em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, e em Sumaré, no estado de São Paulo.
“Para 2025 reforçamos os pilares estratégicos da Belgo nas áreas de Inovação, Gente, Cliente, Desempenho e Sustentabilidade, e reafirmamos nosso compromisso com investimentos estratégicos em inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento humano”, diz.
A unidade fabril de Contagem é também a sede da empresa e responde por 46% da produção da fabricante de arames no Brasil. Ela ainda conta com uma operação em Sabará, também na RMBH, onde produz arames lisos para o agronegócio e Dramix, indicada para os setores de construção civil e mineração.
“Estamos em um processo de expansão no mercado de cercamentos e este investimento nos coloca em linha com as melhores tecnologias do mundo, tanto em qualidade quanto em eficiência”, relata.
Além disso, a companhia também planeja seguir com o projeto de expansão da rede de franquias que atua no mercado de cercamentos urbanos Belgo Cercas. Atualmente, a marca conta com 20 unidades em operação, com expectativa de lançar novas lojas em todo o território nacional.
“Nossa presença está consolidada na região Nordeste e estamos ampliando a atuação da franquia em outras regiões brasileiras como Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Sul”, completa Archer.
Planos da Belgo Arames para os próximos anos
O CEO da companhia, Rodrigo Archer – Foto Rafael Motta
Além disso, a empresa planeja investir em infraestrutura, sustentabilidade, desenvolvimento de talentos, diversidade e inclusão ao longo dos próximos anos. O CEO da Belgo Arames afirma que a meta da companhia é investir em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos que atendam aos clientes, além de reduzir os impactos ambientais em diversos setores.
Ele também destaca que a empresa busca se consolidar como referência em inovação, sustentabilidade e desempenho no setor metalúrgico. “Estamos preparados para enfrentar os desafios futuros e criar uma vida melhor para todos os nossos clientes”, declara.
Para assegurar a integração da sustentabilidade das operações e reduzir impactos ambientais, o dirigente aponta que a Belgo Arames assumiu compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), acompanhando as principais tendências globais.
“As metas são a redução de 10% do consumo total de energia e de 17% da limitação relativa de emissões Escopo I e II até 2030. Outra ação prevista é o 0% de aterro para destinação de resíduos industriais”, diz o CEO da empresa.
Celebração dos 50 anos da Belgo Arames
A fabricante conta com mais de 3 mil funcionários – Foto Divulgação Belgo Arames
A Belgo Arames foi fundada em 1975, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal, uma das maiores produtoras de aço do mundo, e a Bekaert, maior fabricante mundial de arames. Archer lembra que a operação da empresa teve início com a inauguração de sua primeira unidade fabril produtora de steel cord da América Latina.
“Com investimentos contínuos em tecnologia e processos ao longo dos anos, a empresa tem ampliado sua atuação e hoje atende os segmentos automotivo, agronegócio, cercamentos urbanos, construção civil, óleo e gás, energia, telecom e aplicações especiais”, ressalta.
Segundo ele, a companhia oferece um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. “Hoje, nossos produtos estão no dia a dia de todas as pessoas. Estamos presentes na vida das pessoas. E isso é uma grande responsabilidade”, diz.
A fabricante conta com mais de 3 mil funcionários. “Construímos diariamente uma empresa onde as pessoas podem ser quem são, e com a força desta diversidade de pessoas e pensamentos, trazemos expertises que nos permitem sempre inovar e nos manter como referência na produção de arames de aço no País”, completa.
A Belgo Arames irá celebrar o seu aniversário com o festival gratuito “Outono na Praça”, neste sábado 26/4, no Parque Fernão Dias, em Contagem.
*Com informações Diário do Comercio