Política

Deputada Lohanna destina R$ 1 milhão para fortalecimento de bandas tradicionais de Minas Gerais

Em um evento, realizado em Divinópolis, a deputada Lohanna (PV) anunciou a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para o Movimento Salvem as Bandas. A iniciativa tem como objetivo fomentar e fortalecer as bandas tradicionais de Minas Gerais, reconhecidas como patrimônio cultural do Estado, e reafirmar o compromisso da parlamentar com a cultura mineira,

Durante o encontro com membros do Movimento Salvem as Bandas, Lohanna destacou a importância do projeto para a preservação da cultura musical e para o incentivo aos maestros e maestrinas que, muitas vezes de forma voluntária, mantêm viva a tradição musical nas cidades mineiras. “Pensando no melhor jeito de fortalecer nossas bandas mineiras, nós chegamos a conclusão que destinar os recursos para o Movimento Salvem as Bandas seria o melhor caminho! Assim, o movimento vai organizar a forma de destinar esse recurso. Quem sabe das demandas da cultura são os trabalhadores da cultura”, destacou a deputada, reforçando a autonomia do movimento para gerir os recursos.
O projeto prevê que 80% do valor seja destinado para a prestação de serviços, como contratação de maestros e maestrinas que mantêm as atividades musicais, e 20% para a aquisição de novos instrumentos, permitindo a expansão das bandas e a inclusão de novos membros. A expectativa é beneficiar pelo menos 100 maestros e maestrinas em todo o Estado, contribuindo para a revitalização de bandas em atividade e a reativação de grupos musicais paralisados.

Para garantir transparência no processo de escolha dos beneficiados, será criado um Comitê de Discussão, formado por maestros vinculados ao Movimento Salvem as Bandas. As reuniões serão transmitidas online, fortalecendo o compromisso com a clareza na aplicação dos recursos públicos.
“A emenda não faz política pública, não garante continuidade. O orçamento público tem que manter as políticas públicas e a emenda tem que ser para a gente sonhar um outro sonho. Mas, infelizmente, o Estado não está assim. Então, entendendo que esse é o cenário, como posso ajudar? Eu posso ajudar assim. É tudo o que a gente quer? Não, mas é um passo importante”, declarou Lohanna.
O Movimento Salvem as Bandas comemorou a conquista, destacando que o recurso representa um fôlego para as bandas tradicionais, que enfrentam dificuldades para manter suas atividades. O anúncio marca um importante avanço para a valorização da cultura musical mineira, reforçando o compromisso do mandato de Lohanna em fortalecer a cultura e criar novas oportunidades para os músicos do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *