Prefeitura realiza cirurgia de pterígio
Procedimento, antes feito em Betim, agora é realizado no CEMO Dr Ovídio Nogueira Machado
Foram realizadas ontem, 28 de junho, 10 cirurgias de pterígio no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr Ovídio Nogueira Machado. O termo pterígio vem do grego e significa “pequena asa”. Caracteriza-se como uma prega de tecido fibrovascular em formato triangular ou trapezoidal, que se origina da conjuntiva interpalpebral e se estende para a córnea. Em geral, possui localização na conjuntiva nasal, embora possa também ocorrer na região temporal.
Obedecendo protocolos de segurança contra a Covid-19, novas cirurgias serão marcadas, sempre a cada 10 pacientes, em um intervalo de 15 dias. Atualmente a fila de espera é de 153 pessoas. O próximo procedimento a ser programado é cirurgia de calázio. O calázio ou chalázio é um pequeno quisto ou nódulo, tipicamente entre 2 e 8 mm, cheio de líquido, com um aspeto de “inchaço ou caroço na palpebra” (veja foto superior). Pode desenvolver-se na pálpebra inferior ou na pálpebra superior, embora seja mais frequente na superior. O calázio pode afetar apenas um olho ou os dois olhos.
O Prefeito Neider Moreira destaca que “mesmo com as adversidades impostas pela pandemia do novo Coronavírus, conseguimos avançar de maneira significativa também no campo da saúde pública. Tem sido um trabalho complexo porém exitoso, colocando Itaúna com indicadores de destaque, oferecendo um ótimo serviço para nossos munícipes e cidades vizinhas.”, finaliza.