Itaúna volta a realizar cirurgias eletivas
Na reunião da Câmara da semana passada, o vereador Toinzinho pediu que a Prefeitura agilizasse a realização de cirurgias eletivas, pois estavam suspensas há muito tempo e a fila de espera estava muito grande. Agora, a Prefeitura anunciou que elas serão retomadas até o final da próxima semana. Leia:
A realização de cirurgias eletivas – aquelas que não têm caráter emergencial – deve retornar em Itaúna, após sua suspensão em Minas Gerais devido ao agravamento da pandemia, em fevereiro.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, o retorno das cirurgias ainda não tem uma data certa, mas deve ocorrer até o final da próxima semana.
A volta dos procedimentos já estava autorizada pelo Estado desde o final de julho, mas, ainda de acordo com o Secretário, vários motivos atrasaram o retorno.
“Inicialmente era principalmente a questão dos leitos que estavam muito voltados para o atendimento Covid, depois houve uma indefinição por parte do hospital a respeito dos valores dos procedimentos”, relatou.
Meira afirmou ainda que cerca de 2.500 pessoas estão na fila de espera para serem operados. Ele disse também que, primeiramente, serão atendidos pacientes de cirurgia geral (retirada de vesícula biliar, retirada de hérnia, cirurgias ginecológicas e vasculares, correção de varizes, entre outras), de acordo com a disponibilidade dos médicos e de leitos do Hospital.Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.
Para solicitar agendamento, o paciente deve procurar alguma unidade de saúde ou também o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio, onde os pedidos são encaminhados para o setor de Regulação da Secretaria de Saúde, onde são priorizados por data de entrada e urgência.
Rádio Santana FM