Gerais

Atuação social da Mineração Usiminas alcançou mais de 36 mil pessoas na Região da Serra Azul

Balanço de ações aponta presença da empresa em iniciativas culturais, de empreendedorismo, sustentabilidade e formação para as comunidades

Com atuação pautada pelo desenvolvimento sustentável, a Mineração Usiminas, por meio do Instituto Usiminas, chegou mais longe em 2022, fortalecendo seu papel de empresa socialmente responsável. Mais de 36 mil pessoas foram beneficiadas em espaços culturais patrocinados e projetos parceiros nas cidades de Itatiaiuçu, Mateus Leme, Igarapé e Itaúna, na Região da Serra Azul. Praças, quadras, centros comunitários, entidades sociais e espaços culturais foram movimentados pelos quase 40 projetos incentivados por meio de renúncia fiscal da Mineração Usiminas ou iniciativas do Instituto Usiminas, no ano passado.

As ações de responsabilidade social promoveram maior conexão com as comunidades, além de integrarem a agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança), adotada pela Usiminas como forma de contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária. 

A diretora corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, celebra os resultados do ano e enfatiza a importância desse trabalho. “A Mineração Usiminas, desde a sua fundação, é muito presente e atuante nas comunidades. Em 2022, pudemos estreitar ainda mais os laços, desenvolver iniciativas estruturantes e perenes e nos conectar de forma direta com projetos relevantes para o desenvolvimento das pessoas e dos territórios”, salienta. 

Ivair Cesário, um dos beneficiados pelas inciativas, se diz grato pelo incentivo ao desenvolvimento da região. Também parabeniza a companhia pela ação. “A população merece. A Mineração Usiminas está de parabéns”, comemora.  

Socialmente responsável  

Para promover o desenvolvimento das comunidades por meio do conhecimento, a Mineração Usiminas também realizou uma série de ações de capacitação em diversos municípios. Entre elas, o Programa Usiminas de Fortalecimento Social, que realizou treinamentos em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Sociais, com foco em capacitar entidades dos municípios da região onde está a empresa.

Além disso, parte dos recursos destinados aos projetos incentivados foi direcionada para a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), o que permitiu o desenvolvimento de associados e a formação de talentos. Entre as iniciativas executadas no município, com patrocínio via Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, estão as aulas de musicalização da Orquestra Jovem das Gerais para alunos da rede pública estadual, e o projeto Som, Câmera e Ação, que proporcionou ao público com mais de 45 anos a experiência de produzir um filme.  Essa iniciativa também foi desenvolvida em Itaúna.

Eduardo Valeriano, aluno da oficina, se apaixonou pela arte cinematográfica durante a prática. O sentimento que ficou foi o de gratidão. “Essa experiência foi reveladora. Literalmente, recebemos um presentão. Vamos fazer valer o esforço da Mineração Usiminas. Já valeu a pena. Muito obrigado”, afirma. 

A Mineração Usiminas contribuiu para a manutenção das oficinas da Associação Educativa e Cultural de Igarapé (Assecig) e para a realização do Festival Gastronômico Igarapé Sabor – Mestras e seus Temperos, que reuniu, aproximadamente, 100 mil pessoas. Igarapé foi contemplada ainda com o “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, que teve uma programação intensa para incentivo à leitura e desenvolvimento de talentos. Já o Parque Diversom, apresentou ao público uma série de brinquedos que, ao serem usados, emitiam notas musicais; além de brindar os igarapeenses com oficina de construção de instrumentos e palestra.

Em Itaúna, Igarapé e Mateus Leme, o projeto Literatura Acessível, premiado pela ONU, foi levado a instituições de ensino da rede municipal, englobando apresentações teatrais e doações de livros com recursos de acessibilidade. O público de Mateus Leme ainda recebeu o Teatro Móvel Solar e a Caravana das Artes.  Essas ações foram patrocinadas pela Mineração Usiminas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

O coletivo A Cidade Conversa, em Itaúna, comemorou uma década com três edições especiais, muita música e intervenções artísticas em espaços públicos. O projeto foi patrocinado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Esporte, saúde e solidariedade  

Uma das ações de destaque dentro da atuação em esporte e saúde foi a realização da Corrida da Saúde, em Itaúna. Mais de dois mil corredores participaram do evento, patrocinado pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais. Também foram arrecadadas quase duas toneladas de alimentos, destinadas a entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade. 

Em Mateus Leme, a empresa contribuiu para a implantação dos Núcleos Mineração Usiminas Futebol de Rua pela Educação e Educa na Luta, projetos que aliam educação, esporte, saúde e bem-estar. Os jovens de Igarapé também puderam participar do Educa na Luta, além de terem acesso ao Judô, após a implementação do Núcleo Mineração Usiminas pelo Esporte – Judô. As iniciativas foram patrocinadas pela companhia via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. 

Edital


Buscando potencializar a atuação social da companhia junto às comunidades nas quais está presente, foi lançado o Edital de Projetos Incentivados 2022/23, com o objetivo de direcionar os investimentos viabilizados por meio de incentivos fiscais para ações aderentes às vocações e potencialidades dos territórios, e impulsionar o desenvolvimento.

Incentivando a participação de agentes locais, foram realizados encontros para a apresentação do documento para poderes públicos, associações, produtores e comunidades. A fim de integrar as comunidades na escolha das ações a serem realizadas nas localidades, a Usiminas mobilizou comitês comunitários em todas as regiões de atuação da empresa para análise das propostas de projetos a serem executados em 2023.

Um comentário sobre “Atuação social da Mineração Usiminas alcançou mais de 36 mil pessoas na Região da Serra Azul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *