Representante do Conselho Tutelar fala na Tribuna da Câmara
A tribuna da Câmara foi ocupada na terça-feira por Amanda de Moura, representando o Conselho Tutelar de Itaúna. Amanda disse que foi esclarecer sobre pedido de informação feito pela vereadora Edênia Alcântara quanto a ausência de conselheiros em reunião que aconteceu no Hospital. Ela disse que esta ausência se deu pelo simples motivo de não terem sido convidados.
Amanda aproveitou para falar das dificuldades enfrentadas pelos conselheiros no exercício da função. Explicou que a função deles não é execução, mas encaminhar e aplicar as medidas, usando a rede de proteção que o município oferece, zelando pelos direitos da criança e do adolescente. Que muitas vezes procuram a Assistência Social, sem ter retorno e que o plantão do Conselho Tutelar funciona, mas não funciona o da Assistência Social. Ainda, que não dispõem de motorista 24 Horas e que muitas vezes são ameaçados e já tiveram de ser escoltados pela polícia militar.
A vereadora justificou seu pedido de informação como uma coisa normal na Câmara e que foi questionado pelos profissionais de saúde na reunião.
O vereador Kaio Guimarães disse ser incabível a Prefeitura não disponibilizar um motorista 24 horas para que crianças e adolescentes sejam melhor protegidos enquanto o Executivo fala em dar subsídios para a ViaSul.