Política

Câmara: Vereador Eninho quer implantação da Guarda Municipal e cidadã pede maior fiscalização quanto a moradores de rua

O vereador Eninho cobrou, mais uma vez, da Administração Municipal a implantação da Guarda Municipal na cidade. Ele disse que o comandante da Guarda de Itatiaiuçu vem a Itaúna estes dias para falar sobre o funcionamento e a eficácia da mesma. Eninho cobrou que a lei que já existe e está em vigor seja executada, para maior segurança dos itaunenses.

A cidadã Ana Paula usou o expediente da Participação Popular e cobrou, com veemência, maior fiscalização do Poder Público quanto a usuários de drogas e moradores de ruas que “ninguém está suportando mais”. Ela disse que mora nas proximidades do Zé Flávio e que “tudo que imaginarem já presenciei”. Ela denunciou que um empresário da cidade dá R$ 50,00 para os pedintes e que isto deve ser coibido e ele multado. Disse que presenciou sexo ao vivo na pracinha do Zé Flávio e que em dias de jogos no estádio pessoas entram com copos e garrafas de vidro. Ana Paula recebeu o apoio de todos os vereadores.

O vereador e presidente do Legislativo Nesval Jr. mostrou toda solidariedade com a Ana Paula e pediu a sua assessoria que elaborasse uma campanha de conscientização no sentido de não se dar esmolas para pedintes pois isto está atraindo moradores de ruas de outras cidades. Nesval falou que próximo ao Centro Social Urbano já existe uma “colônia” de moradores de rua, acampados, com fogão, colchões e tudo o mais. Os equipamentos foram retirados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, mas eles retornaram com tudo novamente.

O vereador Kaio Guimarães parabenizou Ana Paula pelo seu pronunciamento e retrucou a vereadora Edênia que dissera que os moradores de rua eram culpa de Bolsonaro. Kaio lembrou que foi um decreto assinado pelo então presidente Lula em 2009 que regulamentou e garantiu direito a estes moradores de rua. “Foi este descondenado que trouxe esta realidade para o país e nossa região”, disse ele.

O vereador Toinzinho falou que a Ana Paula expressou a realidade e o pensamento de toda a comunidade. Que está faltando política pública em relação aos moradores de rua, o que pode tomar uma dimensão sem retorno. Ressaltou que em 2014 na gestão do Prefeito Osmando, quando ele foi vice-prefeito, criaram a Guarda Municipal que até hoje não foi implantada pelo Neider, ressaltando sua necessidade.

A vereadora Edênia apoiou Ana Paula e falou que devia ter um plantão social nas ruas e um reforço de policiamento nos locais mais usados pelos moradores de rua, como na proximidades do Zé Flávio, do Espaço Cultural e do Centro Social Urbano.

A vereadora Márcia Cristina pediu para a Comissão de Saúde da Câmara averiguar a situação do Plantão do Hospital, pois apesar da Prefeitura repassar recursos para o Hospital administrar, cabe à Prefeitura fiscalizar, pois as reclamações são muitas quanto ao atendimento, com os pacientes demorando horas para serem atendidos, inclusive as crianças. Recentemente, uma mãe ficou de 1h30 às quatro da madrugada esperando, com a criança ardendo em febre. O vereador Kaio endossou a reclamação da Márcia.

O vereador Gustavo Dornas voltou a cobrar o pagamento do piso nacional dos professores da educação básica e pediu que fosse alterado o local onde está sendo depositado material da Infraestrutura, causando muita poeira na Reta de Santanense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *