Política

Circuito Político

De orgulho a vergonha
Nunca na história desta nossa querida Itaúna, depois da implantação do Projeto Soma, vimos o esgoto sendo lançado no Rio São João e córregos. O SAAE, que desde sua municipalização, foi considerado um orgulho dos itaunenses, parece que não está enxergando a calamidade que está acontecendo há cerca de seis meses, com prejuízos irreparáveis à saúde e ao meio ambiente, se continuar fechando os olhos à mortandade de peixes e espuma esquisita na água; e também o nariz, ao mau cheiro que está tomando conta da cidade, principalmente ao longo do rio São João e na Praça de Santanense. A Câmara está atuando. O vereador Da Lua foi o primeiro a denunciar. E a Comissão de Meio Ambiente, integrada pelos vereadores Kaio Guimarães, Edênia e Eninho está apurando as denúncias e tem constatado a sua veracidade. O relatório deve ser enviado ao Ministério Público na próxima semana.
Aí, SAAE! Vamos continuar a ser orgulho para nossa cidade.

Inauguração da ETE
Continuando o assunto acima, a tão esperada inauguração da ETE – a previsão de término da construção era em 2016 – parece que não vai adiantar nada, pois o esgoto não vai chegar até lá para ser tratado. Vai ficar nas margens e leito dos córregos e rio, para deleite dos urubus. Não é momento de brincadeiras ou de projetos que não saem do papel. É hora de se tomar atitude e partir rápido para ação emergencial. De que adianta convidar senador e ministro pra fazer bonito e bombar na mídia, se o povo tá sofrendo na pele com a incompetência das autoridades?

Bom de serviço
Sobre este podemos falar de cadeira. O secretário de Infraestrutura Rosse Andrade é um trator pra trabalhar. Tivemos o prazer de encontrá-lo por estes dias e conversamos um pouco sobre seu trabalho e política. Ele nos enviou, posteriormente, um relatório de dois dias de trabalho e, realmente, é trabalho pra ninguém botar defeito. É claro que não se consegue atender a tudo. A cidade cresceu muito e é necessário um quadro maior de servidores para atender a demanda.
A política está na veia. E Rosse pode ser um excelente candidato a Prefeito, pois tem bem o estilo do saudoso Ramalho, que foi um dos melhores prefeitos que nossa terrinha de 122 anos já teve.

Uso indevido
A vereadora Márcia Cristina disse na reunião da Câmara de terça-feira que o relatório sobre o uso indevido de patrimônio público está para ser encaminhado ao Presidente do Legislativo Márcia é relatora da Comissão Temporária montada para apurar as denúncias de uso de maquinário público para particular.

Tarifa zero
Tem crescido em nossa terrinha a ideia de implantação da tarifa zero no transporte coletivo. Em Belo Horizonte, uma frente parlamentar foi lançada na Assembleia, defendendo a ideia para implantação em BH, exemplificando que 22 cidades em Minas Gerais e oitenta cidades no país já implantaram algum programa de gratuidade no transporte público.
Com certeza, cabe a nossas autoridades fazer um estudo aprofundado sobre o assunto.
Para os defensores da ideia, a implantação da tarifa zero amplia o acesso aos serviços de saúde e equipamentos de lazer especialmente para a população mais vulnerável. Certíssimo!

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *