Política

Ações do SAAE na zona rural

Em busca de mais eficiência no abastecimento de diversas localidades da zona rural itaunense algumas ações estão sendo efetivadas pelo SAAE. São elas:
Perfuração de novos poços profundos: no Sumidouro, que apresentou vazão extraordinária de 30 mil litros/hora; em Carneiros (9.600 litros/h), e, na Cachoeirinha (6.000 litros/hora). Todos esses três novos poços já estão em fase final de licenciamento ambiental.
Estão em andamento estudos para novas perfurações em São José de Pedras e no Brejo Alegre. Início das medidas para a recuperação de reservatório de 100 mil litros, avariado, em São José de Pedras e outro de 100 mil litros, no Brejo Alegre, também avariado. Ao final da recuperação, já iniciada, a capacidade de reservação de água para Pedras e Brejo passará de 200 para 400 mil litros de água.

Perfuração de outro poço profundo no Recanto dos Pássaros para aumentar o abastecimento no próprio local, no Residencial Vila do Lago, Recanto das Seriemas e regiões adjacentes. Ressalte-se que o poço profundo das Seriemas apresenta hoje vazão mínima. Recuperação da base de sustentação do reservatório do Alphaville, que sofreu grave avaria.

Início das obras de alvenaria, instalação de bombas e de energia elétrica mais extensão da rede de abastecimento a partir do poço profundo do Córrego do Soldado, já perfurado.

Além destas iniciativas pontuais, diariamente várias comunidades recebem água tratada distribuída por caminhão-pipa. E também, diariamente, são centenas de intervenções mensais para atendimento ao homem do campo como recuperação de redes de água e esgoto avariadas, ligação de novos consumidores, intervenções para regularização de pressão alta ou baixa nas torneiras etc.

O diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges disse que “Infelizmente os investimentos na zona rural não acompanharam o crescimento populacional. Nos finais de semana há grande afluência de sitiantes e visitantes com aumento considerável no consumo de água. Estamos trabalhando para a recuperação e ampliação do sistema de captação e distribuição para que a demanda de água potável seja suprida da forma necessária”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *