Política

Audiência Pública pode decidir sobre subsídios para a ViaSul (Autotrans)

A reunião da Câmara de terça-feira teve interrupção de cinco minutos quando da votação do projeto que estabelece diretrizes gerais para o orçamento, a LDO. O vereador Kaio Guimarães alertou que o projeto tinha uma emenda do Executivo prevendo subsídio da Prefeitura para a ViaSul (Autotrans) em 2024. Um projeto de subsídio de R$ 10 milhões para a empresa, ainda este ano, já está tramitando na Câmara.
Depois de muita confabulação (foto) o vereador Silvano pediu vista, o que foi aprovado com 10 votos favoráveis.
Por solicitação do vereador Lacimar “Três”, uma Audiência Pública será realizada na segunda-feira, às 18 horas, com a participação de diretores da empresa, setores pertinentes da prefeitura e a população em geral para tirar as dúvidas acerca dos subsídios, com o que não concordam muitos vereadores.
O projeto do Plano Plurianual foi aprovado com 25 emendas dos vereadores.
Também aprovado projeto de concessão de direito real de uso para a empresa Ferreira Vilaça Transportes, que transporta a produção da Patense. A empresa foi muito elogiada. Ressalte-se que projeto do vereador Gustavo Dornas prevê a sabatina dos empresários antes de qualquer doação de tereno.
Também aprovado por unanimidade o repasse de recursos de 25 mil para o Flamengo Esporte Clube.

O vereador Kaio Guimarães (foto) tem questionado muito a Administração por pretender dar subsídios para a empresa de transporte coletivo, ressaltando que as prioridades são a saúde, a segurança e a educação. Disse que desmerecimento para vereador é ser chamado de vereador de descondenado e que entrou com projeto para ser resguardada a inocência das crianças, sendo consultado o Conselho de Pais para palestras e teatros nas instituições de ensino.

O vereador Da Lua considera que o Estado deve ser o único responsável pela tão necessária construção do trevo do Padre Eustáquio. Da Lua fez pedido de informação sobre desconto para pagamento de multas de trânsito, quanto já foi arrecadado e o quantitativo de multas aplicadas. Ele disse que a Prefeitura não está recolhendo sofás por não ter onde jogar. Questionou o SAAE pelo esgoto escorrendo para o Ribeirão dos Capotos, no Itaunense.

O vereador Tidinho falou sobre a importância de construção do trevo do Padre Eustáquio, podendo ser acionado o Governo Federal para tal. Disse que os servidores do SAAE nao saíram satisfeitos da Audiência Pública realizada com a diretora Alaísa sobre criação de cargos efetivos e que devia ser enviado junto um projeto de plano de cargos e carreiras para os mesmos.

O vereador Gustavo Dornas disse que é muito cobrado pelo trevo do Padre Eustáquio e que o Estado vai entrar com recursos e a Prefeitura com contrapartida. Também defendeu um projeto de plano de cargos e carreiras para os servidores do SAAE. Ele pediu que a Mesa Diretora recorresse ao STF contra decisão do Poder Judiciário que declara inconstitucional seu projeto de dar opção ao servidor de optar por recebimento do vale transporte em dinheiro. O vereador e presidente Nesval Jr. disse que o STF já pacificou pela inconstitucionalidade do mesmo.

O vereador Toinzinho elogiou muto a concessão de terreno para a empresa Ferreira Vilaça Transporte, que é braço da Patense para quem faz o transporte da produção e que outra empresa de transporte pode também vir para a cidade. Toinzinho falou que os R$ 10 milhões que a Administração quer repassar para a ViaSul podia ser destinado para a construção do trevo do Padre Eustáquio e que parte deste dinheiro podia ser usado para cirurgias eletivas pois as filas estão se perdendo de vista. Cobrou quadra esportiva no Bairro Vitória: “faça ao menos uma quadra em seu mandato, Prefeito”. Disse que o bairro Leonane está bastante.

A vereadora Márcia Cristina elogiou o trabalho realizado pelo Secretário Rosse na cidade, mas pediu que não fosse esquecida a zona rural e as estradas, com muitos buracos, poeira e mato nas beiradas, às vezes levando o motorista a sair para a contramão, podendo causar acidente. Disse que, quando passa moto, ela quase afunda a metade de tanta poeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *