Câmara Municipal presta homenagem a combatentes de incêndio na Rua Treze de Maio
A Vereadora Edênia Alcântara fez uma Moção de Aplausos aos bombeiros, socorristas do Samu e voluntários civis que atuaram com “bravura e desprendimento” no combate ao incêndio que ocorreu no dia 1º de outubro, em prédio na Rua Treze de Maio, no Bairro Piedade. A Moção de Aplausos foi aprovada com unanimidade e muitos aplausos dos presentes à reunião da Câmara de terça-feira.
Segundo justificativa da homenagem, Edênia relatou que eles agiram com coragem e profissionalismo no combate às chamas, que colocavam em risco a vida de moradores. Foi destacado o trabalho de civis que usaram meios improvisados, como baldes de água para ajudar os bombeiros.
A Vereadora Edênia e o presidente do Legislativo Nesval Jr. entregaram a Moção aos homenageados, representados no ato pelos bombeiros militares do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Itaúna, Sgt Alexandre, Cb Anísio Jr., Cb Luciana e Cb Alves, 2º Sgt Samir, da 2ª Cia de Pará de Minas, os socorristas do SAMU, enfermeiro Franklin, médico Fabiano e condutor socorrista Samuel, além dos voluntários Eduardo, Geovany, Leonardo e Pedro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a complexidade para o atendimento da ocorrência foi agravada pelo fato de que todos os recursos para combate a incêndio estarem empenhados em incêndios em vegetação em Itaúna, restando apenas uma Unidade de Resgate prontamente disponível para o atendimento.
“Com a falta de equipamentos e recursos, contamos com a valiosa ajuda de todos os voluntários mencionados, bem como com as empresas Extintores Itaúna e Exting do Brasil que cederam extintores e mangueiras de incêndio, e o SAAE, que empenhou o caminhão pipa para dar suporte até a chegada do caminhão de combate a incêndio, além de diversas pessoas da comunidade que a todo momento apoiava com baldes de água para o combate e meios de hidratação para as pessoas envolvidas no atendimento”, afirma o 2º Pelotão de Bombeiros Militar.
O fogo foi debelado, as três vítimas presas nos andares superiores foram removidas sem lesões, além de três cachorros de estimação também salvos sem danos à sua saúde.
A ocorrência mobilizou 15 bombeiros e cinco viaturas, com o empenho de equipes de Itaúna, Pará de Minas e Divinópolis.