Casa da vovó de Jesus está sendo montada na Praça da Matriz
Está chegando a tradicional Festa de Sant’Ana, padroeira de Itaúna. O povo católico dedica a santa, a principal e mais bela igreja do município: a Matriz, localizada na Praça Doutor Augusto Gonçalves, no Centro.
A devoção à Santa Mãe de Maria é tão forte que o primeiro nome de Itaúna foi Sant’Ana do São João Acima.
As comemorações 2024 começa dia 17 de julho, com celebrações, barraquinhas e shows todos os dias, encerrando sexta-feira dia 26 de julho, (Dia da Padroeira Sant’Ana) feriado em Itaúna.
Uma das atrações neste ano, será a casa da Vovó de Jesus que começou a ser montada na praça.
A devoção a Sant’Ana
Itaúna tem Sant’Ana, Mestra e Mãe de Maria, como sua padroeira desde os tempos remotos de seu povoamento (aproximadamente 1710), quando aqui chegaram nossos três fundadores trazendo consigo a imagem da Senhora Sant’Ana e edificaram no alto do morro uma grande cruz de madeira.
Um dos três, o sargento-mor Gabriel da Silva Pereira casou-se e fixou-se na região; desse modo, mandou construir um oratório junto ao cruzeiro para que sua esposa pudesse realizar seus deveres religiosos.
Por volta de 1750 o primeiro bispo de Mariana, D. Frei Manoel da Cruz autoriza a construção de uma capela, mas esta deveria ser construída no lugar do oratório e dedicada à Sant’Ana, já tida então como patrona das terras do que seria, no futuro, a cidade de Itaúna. Atualmente a capela é a Igreja Nossa Senhora do Rosário.