Circuito Político
Desabafo I
Sem citar nomes, o vereador Alexandre Campos, presidente do Legislativo, fez um grande desabafo na reunião de terça-feira, após a votação do projeto do Executivo que municipaliza o ensino fundamental em três escolas estaduais de nossa terrinha.
Os vereadores Gustavo Dornas Barbosa, Kaio Guimarães e Toinzinho, principalmente, foram árduos defensores da não municipalização do jeito que foi proposta. A vereadora Márcia Cristina lembrou que não tem nenhuma garantia de que o estado vai cumprir com a manutenção das Escolas e que nem a Sala Vermelha do Hospital o estado paga com regularidade.
Pelo jeito, a pressão foi muito grande, pois Alexandre “babou” de falar. Disse que este foi o projeto que mais desgastou a tramitação no Legislativo, apesar de outros projetos mais polêmicos e que aconteceu uma tremenda falta de educação com pessoas da Casa. “Chega na secretaria e desrespeita todo mundo”. Que alguns gabinetes incentivaram as pessoas para ir para a porta da casa dele e que todos eles têm família. Alguém, sem dizer quem, disse que tinha imunidade parlamentar. Alexandre falou para esse tal “olhar no retrovisor e ver seu passado”. Disse que “devia pedir exame psicotécnico da pessoa que parece que está louco, devia estar no Galba Veloso”.
E por aí foi! Ao final pediu desculpas pela exaltação e elogiou o vereador Toinzinho que, mesmo defendendo o pensamento contrário dele, nunca desrespeitou ninguém na Casa.
Desabafo II
Outro que se exaltou por causa do mesmo projeto foi o vereador Leo Alves. Em alto e bom tom falou que durante a semana recebeu uma chuva de mensagens, sem que ainda nem tivesse declarado seu voto. “Podem mandar a mensagem que quiserem mas sou a favor da municipalização, podem mandar mais mensagens que isto me deu mais força”
Pelo jeito, as mensagens recebidas não foram nada agradáveis!
Sem público
O vereador Kaio Guimarães disse na reunião da Câmara ter estranhado pois seria permitido presença de público naquela primeira reunião presencial, que os locais estavam até demarcados. Mas, depois foi cancelada a permissão de público.
Será que alguém que não sei quem teve medo da participação de professores e pais de alunos que repudiam a municipalização?
Fortalecendo o apoio
O vereador Da Lua, que tem mostrado muita competência para conseguir recursos para nossa terrinha através de apoio de deputados e senadores, agora formou com os vereadores Joselito e Aristides “Tidinho” um forte trio para correr atrás de mais benefícios. Esta semana, estiveram em Brasília com os senadores Anastasia e Carlos Viana, o deputado federal Paulo Abi-Ackel e Alexandre da Silveira, secretário nacional do PSD e presidente estadual do partido. Alexandre Silveira, que é suplente de senador, deve ser candidato ao Senado nas eleições do ano que vem. As notícias das reuniões em Brasília prometem ser muito boas.
E assim terminou a reunião
Sem mais nem menos, o vereador Alexandre Campos encerrou a reunião na hora das Comunicações Parlamentares, dizendo que não havia quórum, quando é necessária a presença de nove vereadores. Três estavam em Brasília e os vereadores da base neidista Silvano, Três, Carol Faria, Nesval Jr. e Leo Alves (nas duas últimas votações votou com o Prefeito) deixaram o plenário após a votação dos projetos. Muito feio!