Circuito Político
Que merecia festa, merecia!
O novo Centro Administrativo foi inaugurado. Merecia uma grandiosa festa, mas não neste momento de pandemia. O Prefeito Neider acabara de vetar a abertura do comércio no feriado do carnaval para evitar aglomerações e acabou provocando uma. Isto gerou muita polêmica na cidade. Podia ter feito uma solenidade simples. Mas, com serviço de buffet, bebida e música ao vivo e muitos convidados? Aí pegou mal, né gente!
Vale lembrar que foi o ex-prefeito Osmando quem iniciou a construção no final de seu mandato, lançou a pedra fundamental e homenageou o Dr. Coutinho denominando o belo espaço com seu nome. Como não podia deixar para trás, Neider mudou o projeto original e acabou levando mais de quatro anos para concluir a obra.
Osmando teve visão de futuro. O prédio da praça não comportava mais os serviços e não tinha acessibilidade.
Vendeu o prédio e ainda criou a taxa de lixo. A oposição bateu forte e Neider questionou tanto a venda do prédio quanto a taxa de lixo, prometendo tirá-la. Quanto ao Centro Administrativo, levou quatro anos para sua conclusão, causando sérios prejuízos aos cofres públicos pois o aluguel do prédio antigo da Prefeitura deveria ter sido pago somente até outubro de 2017. E quanto à taxa de lixo, tá aí até hoje.
Portanto, minha gente. Consideramos o mérito do Centro Administrativo todo do Osmando. Neider não fez mais do que sua obrigação em dar continuidade a esta grande obra.
Quanta (des)organização!
Conforme divulgado pela Prefeitura, aconteceria na quarta-feira a vacinação de profissionais de saúde no Dr. Ovídio, das 9 às 12 horas. Mas, o que se viu foi um desrespeito total para com a população. Eram somente 160 doses e mais de 500 pessoas fizeram uma enorme fila, já por volta das 5 horas da manhã, não sendo observado nem o distanciamento na mesma. Se a Secretaria de Saúde contava com poucas doses, devia ter avisado e colocado servidores para ir selecionando quem estava com a documentação correta e cadastrando os demais, liberando-os em seguida. Todo mundo sabe a ansiedade com que a população está esperando pela vacina.
Perceberam o erro e na vacinação dos idosos acima de 90 anos houve mais respeito com o povo itaunense, sendo divulgado o número de doses disponíveis.
Pois é! Retratar depois, não adianta, quando o mal já está feito.
O que são emendas impositivas
A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual, destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições. O valor das emendas é retirado de uma porcentagem do Orçamento Municipal e deve ser dividido igualmente entre os vereadores, É admitida a emenda parlamentar coletiva. (Na legislatura passada, por exemplo, as vereadoras Márcia Cristina, Otacília Barbosa e Gláucia Santiago fizeram uma emenda conjunta para a aquisição de um mamógrafo). A emenda não foi cumprida pelo Prefeito Neider.
As emendas devem ter o limite de 1,2% da receita corrente líquida do ano anterior, sendo que metade desse percentual deve ser empregado em ações e serviços de Saúde. No ano passado girou em torno de R$ 180 mil para cada vereador. O vereador Toinzinho pediu informações ao Prefeito do cumprimento das emendas dos anos de 2019 e 2020.