Circuito Político
Preocupação grande: situação da Santanense
A Cia de Tecidos Santanense, que emprega cerca de 900 pessoas (alguns são de uma só família) tem causado grande preocupação em nossa terrinha. Sua tradição e importância para Itaúna são inquestionáveis. Dos 900 empregados, a metade está trabalhando home office. Os pagamentos estão em dia, mas já tem dois meses que não é pago o ticket alimentação. O leite, nem se fala.
Esta colunista conversou com o presidente do Sindicato dos Tecelões, Thiago Augusto dos Santos, que nos informou que ele e a advogada Sandra Regina têm se reunido com o Dr. Clóvis Gonçalves, que preside a Santanense. Já com o Josué Gomes, que preside a Coteminas, incorporadora da Santanense, não conseguiram ainda agendar reunião, mas isto está previsto para a quinta-feira da semana que vem.
Na reunião da Câmara de terça-feira, o vereador Alexandre Campos pediu ao presidente da Câmara, vereador Nesval Jr. que cobrasse do prefeito Neider uma atuação política firme a esta situação que seria tão calamitosa para a cidade, como aconteceu com a Cia Industrial Itaunense, um dos pilares da nossa economia.
Aprovado projeto de plano de saúde para os 17 vereadores
O plenário da Câmara Municipal de Itaúna aprovou por unanimidade na reunião de terça-feira, 28, o projeto da Mesa Diretora que auto\1\riza o legislativo municipal subsidiar a cobertura de plano de saúde para os 17 vereadores.
O Presidente da Casa, Nesval Júnior, na justificativa, lembrou que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais definiu que a contratação do benefício para vereadores é possível. A resposta do Tribunal de Contas foi emitida após consulta do vereador Alexandre Campos.
Deputada Lohanna propõe a criação de frente parlamentar pelo Centro-Oeste
A deputada Lohanna (PV) propôs a criação da Frente Parlamentar em defesa da população e do desenvolvimento do Centro-Oeste mineiro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Lohanna acredita que a união fará com que a região se desenvolva econômica e culturalmente.
O Centro-Oeste é composto por 56 municípios, que juntos possuem população de 1.235.222 habitantes, conforme dados do IBGE. A deputada lembra que a região conta com atividades diversificadas, desde o vestuário até as atividades de pecuária, além dos setores culturais e educacionais. A força econômica da região, a faz ser uma das que mais crescem no Estado.
“Como todas as regiões mineiras, o Centro-Oeste apresenta seus desafios e problemas. Entre os vários é oportuno mencionar a precariedade de estradas, a necessidade de obras viárias em alguns trechos de acesso e a urgência do reforço do atendimento à saúde. E não podemos esquecer a necessidade de incentivo a vários setores econômicos, que aguardam apoio para ampliar seu papel na economia mineira”, destacou a deputada.
Outros 23 parlamentares assinaram o documento de instalação da criação da frente parlamentar, confirmando a necessidade do apoio à região.