Circuito Político
Negligência é crime de responsabilidade
Dois jovens deputados têm se destacado na Câmara Federal. O mineiro Nikolas Ferreira e o deputado federal eleito pelo Partido Novo do Rio Grande do Sul, Marcel Van Hattem. Este, está coletando assinaturas para apresentar um pedido de impeachment contra o Ministro Alexandre de Moraes, responsável pela demora em responder às solicitações de liberdade provisória apresentadas pela defesa de Cleriston.
Recordando: Em 20 de novembro de 2023, o Brasil testemunhou uma tragédia que resultou na morte de Cleriston Pereira da Cunha, um empresário de 46 anos, pai de duas filhas, que faleceu no Presídio da Papuda, em Brasília, após 10 meses de detenção devido à negligência do Ministro Alexandre de Moraes.
Cleriston enfrentava problemas de saúde sérios, incluindo diabetes e hipertensão, e sua condição exigia o uso controlado de medicamentos.
Mesmo com laudo médico alertando sobre o risco iminente de morte e parecer favorável da Procuradoria Geral da República em setembro de 2023, as oito solicitações de liberdade foram ignoradas, levando à morte do empresário.
O episódio escancara a conduta do Ministro, clamando por responsabilidade e justiça diante dessa tragédia inaceitável.
Quase três milhões
Somente este ano, o deputado Eduardo Azevedo, irmão do senador Cleitinho, já destinou para Itaúna quase três milhões. Esta notícia foi dada na última reunião pelo vereador Kaio Guimarães, que comunga com ele dos mesmos ideais democráticos e de defesa da família e tem sido seu interlocutor em nossa terrinha. Muito bom.
Só promessas
A vereadora Márcia Cristina tem cobrado com veemência as promessas do Executivo e do SAAE. Atuante defensora das comunidades rurais e da saúde, a vereadora quer sabe quando vão ser cumpridas as promessas do tratamento do esgoto do Brejo Alegre e o reservatório de água para o qual ela e o vereador Leo Alves destinaram recursos através das emendas impositivas. “Dezembro está acabando e até hoje, nada, depois acham ruim que a gente critica”, disse ela.
O vereador Tidinho reforçou a fala da Márcia e disse que destinou recursos de sua emenda para a aquisição de um caminhão pipa para atender a zona rural. E perguntou: “mas o que vai adiantar o caminhão pipa se não tem água?”.
É sempre bom lembrar
Bem lembrou o vereador Gustavo Dornas: o então candidato Neider ganhou a eleição do Osmando batendo com força na venda do prédio da Prefeitura na Praça da Matriz e na cobrança da taxa de lixo. Com a construção do belo prédio novo da Prefeitura no Boulevard Lago Sul ficou comprovado que Osmando tinha razão, pois o antigo prédio não comportava mais os diversos setores e não tinha as condicionantes atuais para deficientes físicos. Além de descongestionar um pouco a Praça da Matriz, representou economia para os cofres públicos.
Já com relação à taxa de lixo, Neider que tanto a criticou, o que fez? Além de mantê-la, fez reajustes. A taxa foi criada para manter o serviço, não para dar lucro. E como comprovou o vereador Gustavo na última reunião da Câmara, o superávit nestes três anos de mandatos neidistas chega a R$ 8 milhões.
Bueiros
Quantos bueiros tem na cidade? Se nem a Prefeitura e o SAAE não sabem, nem eu!