Circuito Político
Solidariedade I
O publicitário itaunense Gleider Batista, que foi assessor de comunicação da Câmara Municipal, diretor e editor da Revista Calouro que muto sucesso fez à época de sua publicação, reside atualmente em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Sua cidade, felizmente, não foi atingida pelas enchentes. Gleider e moradores, então reuniram-se em apoio às comunidades vizinhas, arrecadando recursos, equipamentos e mantimentos, apesar da dificuldade de transporte pelas rodovias interditadas. Ele relatou a esta colunista as condições terríveis em que se encontram moradores das cidades alagadas, demonstrou toda sua solidariedade, agradecendo muito o empenho e sensibilidade dos brasileiros pela grande ajuda humanitária.
Solidariedade II
Além de várias instituições itaunense envolvidas, como CDE, Prefeitura, Câmara, SAAE, Defesa Civil, Supermercados Rena, Água Viva , Pirobras, Cooperuna, Loja Hostel e tantas outras, atuações individuais estão fazendo a diferença. Assim, temos o já tradicional Arraial da Braúna – sucesso maior a cada edição anual – que vai doar um cobertor a cada ingresso vendido. Ainda, a iniciativa de grupo de amigas, que está coletando quadradinhos de crochê para fazer colchas a serem doadas ao Rio Grande do Sul. Ver como contribuir à página 06. Muito bom!
Solidariedade III
Minas envia mais de 7 toneladas de alimentos e 100 mil litros de água ao Rio Grande do Sul
Remessa do Servas e da Defesa Civil também inclui itens como material de limpeza, higiene roupas e colchões
Órgãos do Governo de Minas já destinaram ou 7,3 toneladas de alimentos e 122,5 mil litros de água às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Além disso, a remessa de doações recebidas, triadas e destinadas até 14/5 pelo Serviço Social Autônomo (Servas), com apoio da Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec), também inclui mais de mil outros itens, como material de limpeza, higiene, roupas e colchões.
A campanha entra agora numa nova etapa, em que a prioridade é o recebimento de água, colchões, cobertores, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene para atender as necessidades da população. É importante ressaltar que os itens devem estar no prazo de validade.
A ajuda humanitária mineira integra o Programa de Proteção Emergencial (PPE) do Servas.
O que doar
Estão sendo arrecadados itens prioritários como: água, colchões, cobertores, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza (como água sanitária, desinfetante, sabão em barra, etc) e higiene (creme dental, escova de dente, sabonete, absorvente, shampoo e condicionador, etc). Além desses itens, a contribuição em dinheiro também pode ser feita ao PPE, por meio da chave PIX: ppe@servas.org.br.
Itens recolhidos pela campanha itaunense “SOS Itaúna Unida ao Rio Grande do Sul” e entregues em mãos ao Tenente Walder, da Defesa Civil Estadual, na quarta-feira, 15, na sede do SERVAS-MG, em BH, para destinação ao estado gaúcho:
89 cestas básicas; 2.160 litros de água; 1.047 itens de alimento, higiene pessoal e limpeza; 226 kg de ração para animais; 62 caixas de remédio lacradas. A campanha continua. Leve sua doação a um dos pontos de recolhimento em Itaúna: – Prefeitura – Câmara Municipal – Defesa Civil – SAAE – lojas dos Supermercados Rena. Informações: (37) 9-8401-897