COM NOVA REDE NO CIDADE NOVA, SAAE BUSCA EFICIENTIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO OESTE ITAUNENSE
A zona Oeste de Itaúna foi a região que mais cresceu no município nos últimos anos. Surgiram grandes bairros como o Cidade Nova I e II, o Santa Edwiges I e II, Murilo Gonçalves, Três Marias, Godofredo Gonçalves, Peixotas, Alphaville etc. Estes se juntaram ao Morada Nova e Aeroporto, bairros também de grande densidade populacional.
O SAAE está em fase final de construção de uma elevatória destinada a levar água para o reservatório do Bairro Morada Nova, recentemente construído, mas ainda sem capacidade total de operação. Do reservatório a água será diretamente distribuída para a região Oeste.
Além da construção da nova elevatória, para sua operacionalização será preciso aumentar a oferta de energia elétrica dentro da ETA – Estação de Tratamento de Água, com a instalação de um transformador trifásico de cerca de 1.000 KVA, solicitação já protocolada na CEMIG. Para concluir o projeto elétrico já foram compradas cabines elétricas, painéis de comando e outros acessórios.
Já no bairro Cidade Nova está em construção a rede subterrânea, de cerca de 500 m, para completar a ligação do bairro e o Murilo Gonçalves ao reservatório do Morada Nova. A primeira parte da nova rede está sendo construída com tubos de ferro, que tem um custo mais alto, mas também a capacidade de suportar a alta pressão de água, evitando colapsos futuros. Esta nova elevatória aumentará a capacidade de adução para 800 mil litros d´água/hora na região Oeste. A regularização da adução no Reservatório do Morada Nova deverá resolver, ao menos pelos próximos anos, os problemas de abastecimento verificados nessa região de Itaúna.
Na última semana do mês de março o prefeito Gustavo Mitre, junto com o diretor-geral do SAAE, NIlzon Borges, visitou as obras no Bairro Cidade Nova e antecipou a comemoração pela resolução definitiva da falta d´água pontual na região Oeste itaunense.