Cidade

Covid 19 em Itaúna: 290 casos esta semana

 Só nas ultimas 24 horas, o município registrou um aumento acelerado, com 185 contaminados. Na segunda-feira, quando entra a contagem do final de semana, foram 105 casos. Isto levou a média para 108 casos nos últimos sete dias, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta terça-feira 18/1.

aumento acontece após a chegada da nova variante ômicron. Apesar do crescimento acelerado do número de casos, o boletim mostra que a diminuição das mortes por Covid-19 tem sido mais consistente e potencializada pela vacinação de um grande contingente populacional.

Quase 1.100 casos em janeiro e o mês nem acabou 

Nos 18 primeiros dias de 2022 ocorreram 2 óbitos. Desde o começo da pandemia 287 itaunenses perderam a vida após complicações com a infecção. A mais recente vítima, divulgada pelo site o Integração, foi um homem, de 59 anos, que tinha comorbidades e morreu no dia 13/01.

Em número de casos, Itaúna vive o pior momento da pandemia com 1.082 itaunenses contaminados. O mês de janeiro de 2022 já é o campeão em contaminações. De março de 2020 ate aqui, 13.148 pessoas contraíram a infeção.

Hospital Manoel Gonçalves 

Embora pareça ser menos agressiva, do ponto de vista do curso clínico, o cenário pode ser alterado pela dominância da nova variante ômicron que tem relevante escape vacinal.

De acordo com o boletim do Manoel Gonçalves, um total de 11 pacientes estão internados nesta terça-feira, 2 a menos que o dia anterior. São 4 itaunenses no CTI Covid e 5 na ala de enfermaria. Os outros hospitalizados são dos municípios da microrregião.

Os moradores de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema também tratam a infeção no hospital de Itaúna.

Vacina Sim 

É preciso lembrar que a vacina não impede as pessoas de contraírem a infecção mais de uma vez, mas impede as pessoas de desenvolverem a gravidade da doença, a ponto de precisarem de hospitalização.

É necessário que a população evite aglomeração, continue usando máscara corretamente, tapando a boca e o nariz, higienizando as mãos com água e sabão ou álcool gel, mesmo após receber as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *