Gerais

Crianças de Itaúna ganham projeto gratuito de tênis

Iniciativa coloca o município na vanguarda do fortalecimento da modalidade e na formação de jovens atletas

Poliany Mota

Segundas, quartas e sextas-feiras se tornaram os dias preferidos de várias crianças em Itaúna. Isso, porque são os dias das aulas de tênis. O projeto social “Saque Cidadão” do Instituto de Incentivo ao Esporte e Educação – INEED, com patrocínio da Ferro +, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, trouxe para crianças de 6 a 13 anos a possibilidade de se tornarem tenistas sem nenhum custo. Além disso, as crianças ainda ganharam uniforme, tênis apropriado para a quadra e máscara, para aprenderem os fundamentos da modalidade que vem conquistando cada vez mais os brasileiros.

O objetivo da iniciativa é fortalecer a prática de tênis, estimulando a prática esportiva como estilo de vida saudável, melhorando a qualidade de vida das crianças participantes do projeto. As aulas de tênis também servem como opção de lazer para as crianças e auxiliam no desempenho escolar, visto que para participar do projeto é necessário manter boas notas na escola.

O projeto está sendo desenvolvido na quadra da Escola Municipal Artur Contagem Vilaça, no bairro Cidade Nova, cedida pela Prefeitura de Itaúna. As aulas ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, com uma hora de duração. Há treinos no período da manhã, entre 7 às 11 horas, e à tarde das 14 às 17 horas.

A paixão pelo esporte já pegou de jeito muitas crianças do projeto, como conta o instrutor Marcelo Gonçalves Leonardo. “Tem aluno que se puder treina todos os horários disponíveis. Tanto, meninos quanto meninas. Eles estão se entregando ao esporte e ver isso é muito bacana”, disse Marcelo, um dos instrutores de tênis do projeto “Saque Cidadão”.

Samuel Filipe Silva Souza, de 12 anos, é um dos novos atletas do tênis. Ele começou no projeto em junho, por indicação da mãe e diz que só tem motivos para gostar da modalidade. “Com o tênis eu fiz novos amigos e aprendi muita coisa. Aprendi técnicas especiais e o movimento completo (com a raquete)”, disse Samuel.

Equipe técnica

O projeto conta com profissionais com vasta experiência no tênis e com especializações na modalidade. Eles já participaram de vários torneios de tênis. Além do instrutor Marcelo, o projeto conta com o instrutor Cláudio Junio Bernardes e com a coordenadora Michelle Mendonça Benardes.

Vagas disponíveis

O projeto “Saque Cidadão” tem subsídio para atender até 80 crianças. Para quem ficou interessado, ainda há vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas. Para participar, as crianças devem estar regularmente matriculadas na rede de ensino. No ato da inscrição é preciso estar munido de foto 3×4, documento de identidade do aluno e responsável, comprovante de matrícula escolar, comprovante de endereço e atestado médico. Mais informações com a coordenadora do projeto, Michelle, pelo (37) 99947-6291.

Protocolos de saúde a serem seguidosSeguindo as medidas de prevenção individual e coletiva, será realizada a aferição de temperatura, disponibilização de álcool gel 70%, é obrigatório o uso de máscara e cada aluno deverá levar a própria garrafinha de água.

Foto: Poliany Mota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *