Diversão em Cena traz espetáculos e oficinas gratuitas a Itaúna
Curadoria da Agentz Produções Culturais, a programação conta com vivências e apresentações de artes cênicas e música, para toda a família.
No dia 30 de julho, domingo, Itaúna (MG) recebe o Diversão em Cena 2023 – maior programa de formação de público para teatro infantil do país – que leva oficinas e espetáculos voltados para toda a família. Das 10h às 11h,os pequenos têm acesso gratuito às oficinas de Bolhoterapia, Formas Animadas e às apresentações de minipeças do Festival de Teatro Lambe Lambe. A partir das 11h,começa o espetáculo “Aplausos e Vaias” com o Palhaço Mendonça (SP). A programação é toda gratuita e acontece no Estacionamento do Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros – Rua Antônio Corradi, 55, Centro.
Mais informações pelo site www.famb.org.br/diversaoemcena ou pelo Instagram da Agentz Produções Culturais @asminasdacultura. Este projeto é realizado com benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – CA No 2018.13604.0350, pela Agentz Produções Culturais e integra a programação do Diversão em Cena 2023.
“Ainda temos poucas iniciativas culturais de qualidade direcionadas à infância, no Brasil. Optamos, então, por oferecer dentro do programa Diversão em Cena uma ‘experiência lúdica’ para o espaço público, porque acreditamos que praças e parques são democráticos e estimulam o encontro e a convivência entre as pessoas”, afirma a produtora e curadora Fernanda Vidigal, que destaca ainda: “a programação não é somente para crianças, mas para toda a família. As oficinas, vivências e espetáculos foram selecionadas para proporcionar o encontro e a experiência de ‘brincar’ junto”, completa.
Há 25 anos realizando projetos no interior do Brasil pela Agentz Produções Culturais, Fernanda conta que a chegada de iniciativas como essa modificam a dinâmica da cidade. “É justamente nestas localidades que percebemos o poder transformador da cultura. A participação do público é intensa, a mudança no cotidiano é nítida, a experiência das pessoas, após um espetáculo ou uma oficina, é lembrada no decorrer da vida”, comenta.
Em Itaúna, a programação começa, às 10h, com oficinas. A de Bolhoterapia propõe às crianças a construção de brinquedos com cordões e hastes que se transformam em fazedores de bolhas de sabão. “A Bolhaterapia é um movimento pelo livre brincar e autonomia dos pequenos. Ocupa hoje as praças e parques de cinco regiões brasileiras e países da América do Sul, com as brincadeiras das bolhas de sabão gigantes”, conta.
Já a oficina de Formas Animadas, proposta pelo Grupo Girino, ensina a construir bonecos de papel ou material reciclado e experimentar sua manipulação e encenação em pequenos cenários, o que estimula, nos aprendizes, a composição estética e habilidades plásticas. Os artistas da companhia belo-horizontina apresentam ainda ao público de Itaúna seu Mini Festival de Teatro Lambe Lambe: uma “viagem encantadora” e única, feita para um espectador por vez. Os espetáculos, que possuem técnicas tradicionais e contemporâneas do Teatro de Bonecos e Animação, trazem narrativas curtas (de até 2 minutos) e são apresentados dentro de caixas em que o espectador observa através de um visor. “Você é convidado a entrar em um mundo dentro de uma caixa e viajar com a história que será contada. Simplesmente lindo!”, descreve.
No espetáculo “Aplausos e Vaias”, um típico show de rua, os ritos clássicos são respeitados: o chamamento, a roda, números de virtuose e uma grande promessa. O palhaço Mendonça – interpretado por Filipe Bregantim, apresenta seus números de caçapa, manipulação de chapéus e magia cômica sem efeitos especiais. Um palhaço “clássico”, atrapalhado e sempre tentando “se dar bem” com o público, e que, ao final, consegue mostrar as habilidades como malabarista, músico e acróbata. “Nem precisaria de mais artistas em cena, pois Felipe Bregantim domina por completo. Um dos melhores palhaços da atualidade no Brasil. Você sai do espetáculo do Felipe querendo ser amiga dele”, destaca.
DIVERSÃO EM CENA
O programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal, há mais de uma década tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Confira a programação completa em: www.famb.org.br/diversaoemcena.
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.