Festival Arte e Cultura agita Itaúna com três dias de programação gratuita na Mostra da Diversidade Cultural neste final de semana
Pense num evento com ampla programação cultural, atrações que vão do teatro à dança, passando por apresentações musicais, DJs, capoeira, mostras de vídeo, sarau de escrita criativa e muito mais. E tudo isso gratuitamente, durante três dias, num espaço amplo com três ambientes, contando com food trucks para garantir que todos terão acesso facilitado à alimentação e bebidas. Estamos falando do Festival Arte e Cultura – Mostra da Diversidade Cultural que acontece em Itaúna neste final de semana, nos dias 23, 24 e 25 (de sexta a sábado) no Espaço Cultural e Teatro Sílvio de Mattos.
O Festival Arte e Cultura – Mostra da Diversidade Cultural é uma realização da Ong Favela É Isso Aí e integra o programa Forma e Transforma. Tem patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação ArcelorMittal, Prefeitura de Itaúna (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. A proposta do Festival é o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. A produção é da Nossa Senhora das Produções.
Com entrada gratuita em todos os dias do evento, o Festival Arte e Cultura – Mostra da Diversidade terá um formato inovador em Itaúna e vai utilizar todos os ambientes do Espaço Cultural como á área externa onde acontecerão shows e o palco e hall de entrada do Teatro Sílvio de Mattos. Serão 26 ações que englobam as categorias de Artes Cênicas, Música e Atividades Educativo-Culturais (a programação completa você confere abaixo). Durante os três dias do Festival, o público será convidado a interagir com os artistas em oficinas de música, palestras e dança. Haverá apresentações de DJs, de grupos musicais de diferentes estilos (do forró ao cello passando pelo coral e banda de música), espetáculos de teatro e danças variadas, mostras de arte e exibição de vídeos.
Enquanto isso, as ações de contrapartida continuam até quinta-feira (22) atendendo a pessoas de todas as idades em diferentes locais de Itaúna. Um exemplo é a montagem de uma bateria com aula aberta para todos, com o baterista Júlio César, o Julinho Batera, que acontecerá na praça do Bairro Itaunense, nesta quarta-feira (21) às 19h. Também nesta quarta-feira (21), acontecerá no Poliesportivo J.K. uma aula aberta sobre movimento, corpo e música na capoeira, com Mestre Zé Paulo, que vem de Nova Lima atendendo convite da Escola de Cultura Popular Ginga Capoeira. Na quinta-feira (22) o músico Marcelo Pereira fará uma oficina de construção de instrumentos musicais com objetos recicláveis a partir das 8h na Fundação São Vicente de Paula. Desde o início de fevereiro acontecem diversas atividades, totalizando 26 ações, desenvolvidas pelos grupos e artistas selecionados para o Festival, com foco na descentralização e democratização de acesso ao público.
Acompanhe as redes sociais @festival.artecultura e @mostradiversidademg e fique por dentro de todas as atividades que estão sendo desenvolvidas e também da programação completa do Festival.
Confira a lista dos selecionados em https://www.favelaeissoai.com.br/noticias/
Mostra da Diversidade Cultural e programa Forma e Transforma
A Mostra da Diversidade Cultural é um projeto iniciado em 2008 pelo Favela é Isso Aí que desde 2016 integra o Programa Forma e Transforma. De acordo com Luciana Macedo, Gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames, a parceria da empresa com a Mostra é mais uma das ações de incremento das artes e das capacidades nos territórios de atuação do grupo. Para ela, “através de projetos como este, que agora trazemos para Itaúna, temos realizado ações de fortalecimento das comunidades onde atuamos, de seus ativos humanos e culturais”.
Sobre Favela é Isso Aí
Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Sobre Nossa Senhora das Produções
Criada em 2009 a Nossa Senhora das Produções atua nas áreas de eventos, comunicação e design. Sua área de atuação abrange toda a cadeia produtiva: assessoria, planejamento, escrita, captação, produção, prestação e coordenação de eventos culturais, sociais, feiras, exposições e convenções.
Sobre o programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Festival Arte e Cultura – Mostra da Diversidade Cultural Itaúna
Data: 23, 24 e 25 de fevereiro de 2024 – entrada gratuita
Local: Espaço Cultural / Teatro Sílvio de Mattos: rua Antônio Corradi, 55 Centro – Itaúna
Horários: Na sexta-feira (23) a partir das 18h30, / no Sábado (24) a partir das 10h / no domingo (25) a partir das 10h30