Gerais

FIEMG capacita setores de fundição e metalurgia sobre Logística Reversa


Uma parceria entre a FIEMG, através da Regional Centro-Oeste, o Sindicato das Indústrias de Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG) e a Associação das Indústrias Metalúrgicas de Cláudio (ASIMEC), ofertou o Workshop Logística Reversa para os setores de fundição e metalurgia. O evento aconteceu no auditório da ASIMEC, em Cláudio, na manhã de hoje (09).
Logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos para reaproveitamento, ao invés de simplesmente descartá-los. O objetivo é reaproveitar os produtos, reduzir o impacto ambiental e cumprir obrigações legais.
De acordo com o analista ambiental da FIEMG Regional Centro-Oeste, Túlio de Sá, que conduziu o evento, dados apontam que em 2023, no Brasil, foram geradas mais de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo 382 kg por habitante.
Ainda segundo o analista, o gerenciamento adequado dos resíduos deve ser uma tarefa compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, serviços públicos de limpeza e consumidores. “É deve de todos agir de forma conjunta para que os resíduos sejam reaproveitados, reciclados e tenham uma destinação ambientalmente adequada”, enfatizou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *