Incêndio em silo de carvão de siderúrgica
Siderúrgica registra novo incêndio em silo de carvão
Um incêndio atingiu um silo de armazenamento de carvão na madrugada deste domingo (17) na siderúrgica Ferguminas, na zona rural de Itaúna. No local, havia cerca de 1.200 m³ do produto. Segundo o Corpo de Bombeiros, funcionários da empresa atuaram com maquinário para retirada do carvão. A guarnição permaneceu no local para realizar o monitoramento da retirada do material. Ninguém se feriu.
Esta não é a primeira vez que os silos da empresa pegam fogo. Em setembro de 2020, um incêndio em três silos na siderúrgica foi contido após 20 dias de combate dos bombeiros. O trabalho contou com o empenho de 64 militares de Itaúna, Divinópolis e Pará de Minas.
Em junho do mesmo ano, pelo menos seis pessoas foram intoxicadas em um vazamento de gás na siderúrgica, uma delas transferida pelo helicóptero Arcanjo 04 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).
A ocorrência deste domingo deu entrada pelo Cobom Divinópolis, sendo repassada para o 2° Pelotão de Bombeiros Militar de Itaúna, que empenhou viatura com três militares. No local, a guarnição constatou que tratava-se de um incêndio em silo de carvão. Inicialmente foi informado pela empresa que no silo havia cerca 2.000 m³ de carvão. Porém, posteriormente foi confirmado que a quantidade real de carvão afetado era de 1.200 m³.
“Os funcionários da empresa atuaram com maquinário para retirada do carvão. A guarnição permaneceu no local para realizar o monitoramento da retirada do material”, afirma o 2° Pelotão de Bombeiros Militar.
ORIENTAÇÃO PARA ARMAZENAMENTO A ocorrência foi encerrada por volta de 7h47, “com o incêndio em silo extinto e empresa orientada quanto aos cuidados com o material, retirado do espaço confinado e devidamente alocado em pátio seguro e ventilado, eliminando o risco”.