Inclusão no ambiente escolar foi tema de Audiência Pública na Câmara
Na noite da última quarta-feira, dia 15 de maio, uma audiência pública tratou do tema da inclusão no ambiente escolar.
Presidida pelo vereador Gleisson Fernandes (Gleissinho), a audiência contou com a presença de presidentes e membros de associações como a AFA, a APAE e a ADAFEI (Associação dos Portadores de Deficiência de Itaúna), bem como da conselheira tutelar Adriana Guimarães, que também faz parte do conselho de educação.
Além disso, estiveram presentes os vereadores Gustavo Dornas Barbosa e Edênia Alcântara. A vereadora Márcia Cristina justificou sua ausência por motivo de doença, mas enviou sua assessoria para representá-la.
Ausência do Secretário
Apesar de convidado, o secretário municipal de Educação, Weslei Lopes da Silva, não compareceu à audiência e também não enviou representante, o que gerou certa frustração entre os participantes.
Maior capacitação
Diversos pais e militantes da causa pela inclusão escolar marcaram presença, reforçando a importância do tema. A pauta central da audiência foi a necessidade de maior capacitação dos profissionais de educação e de um acolhimento mais adequado
Muitos pais expressaram sua insatisfação, relatando obstáculos que enfrentaram ao matricular seus filhos em escolas. Especialistas em psicopedagogia também destacaram a carência de profissionais capacitados para atender esses alunos nas escolas públicas da cidade.
Preconceito
O preconceito foi outro tema abordado na reunião. Mães relataram queixas e situações de discriminação que ainda enfrentam. Esses relatos trouxeram à tona a necessidade de uma sociedade mais inclusiva e sem preconceitos, ressaltando a importância de educar sobre boas práticas desde os anos iniciais na escola.
A audiência pública proporcionou um espaço para reflexão sobre os desafios da inclusão escolar e a importância de ações concretas para promover uma educação inclusiva. A capacitação de profissionais e o combate ao preconceito são passos fundamentais para construir um ambiente escolar acolhedor e equitativo para todos os alunos.