Itaunense morre com febre maculosa
A febre maculosa, transmitida pelo carrapato estrela contaminado, fez uma vítima em Itaúna, no dia 28 de abril de 2021.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o homem, de 33 anos, foi infectado com a doença na área da Barragem, em Itaúna, e deu entrada no Hospital Manoel Gonçalves no dia 27 de abril, vindo a falecer no dia seguinte.
Não foram registrados outros casos de febre maculosa em Itaúna neste ano.
O que é a febre maculosa
A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato estrela contaminado pela bactéria Rickettsia rickettsii, através de picada e que, por meio do sangramento, ataca o cérebro, pulmões, coração, fígado, baço, pâncreas e tubo digestivo. Os meses entre junho e outubro são os mais propícios ao aparecimento da doença, por isso é necessário ficar em alerta.
Principais sintomas
Os sintomas de febre maculosa podem ser difíceis de identificar e, por isso, sempre que existe suspeita de estar desenvolvendo a doença é recomendado ir ao pronto-socorro para fazer exames de sangue e confirmar a infecção, iniciando imediatamente o tratamento com antibióticos.
Os sintomas de febre maculosa podem demorar de 2 dias a 2 semanas para aparecer, sendo os principais:
Febre acima de 39ºC e calafrios; Dor de cabeça intensa; Conjuntivite; Náuseas e vômitos; Diarreia e dor abdominal; Dor muscular constante; Insônia e dificuldade para descansar; Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; Gangrena nos dedos e orelhas; Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.
Além disso, após o desenvolvimento de febre é comum o desenvolvimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos.