Jovem que quase se afogou em Praça de Esportes está consciente, diz nota da Prefeitura
Um jovem quase se afogou após passar mal e cair da beira de uma piscina na tarde deste domingo (26), na Praça de Esportes de Santanense, em Itaúna. A vítima, de 22 anos, entrou em parada cardiorrespiratória e foi reanimada após cerca de 40 minutos. Em nota, a Prefeitura de Itaúna, responsável pelo espaço, afirma que ele sofre de epilepsia e diabetes, “condições que podem ter contribuído para o incidente”. Ainda segundo o comunicado, a colaboração de populares foi crucial para manter a vida da vítima até a chegada de ajuda profissional.
“De acordo com os médicos, ele está consciente e passa pela primeira etapa de atendimento, sendo monitorado de perto. O estado de saúde do jovem está sendo acompanhado, e informações adicionais serão fornecidas conforme o quadro evoluir. Representantes da Secretaria Municipal de Esportes, junto da Chefia de Gabinete, estão acompanhando o caso de perto”, afirma a Prefeitura.

De acordo com o 2° Pelotão de Bombeiros Militar, por volta de 14h30 foi acionado para atendimento de vítima de afogamento na Praça de Esportes do Santanense. No local, a guarnição de bombeiros deparou com a vítima do sexo masculino, 22 anos, deitada e em parada cardiorrespiratória. Em conjunto com a equipe de Suporte Avançado do SAMU, que já encontrava-se no local, foram realizadas manobras de reanimação cardiopulmonar por cerca de 40 minutos, sendo a vítima reanimada com êxito.
“A vítima foi conduzida pelo SAMU ao Hospital Manoel Gonçalves”, afirma o Corpo de Bombeiros.
ATENDIMENTO MÉDICO O SAMU forneceu informações após a publicação. A Central de Regulação do SAMU Oeste/Centro recebeu chamado às 14h48. No local, a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Pará de Minas atendeu o homem em parada cardiorrespiratória (PCR).
“Recebeu as manobras de ressuscitação, foi medicado, intubado no local e encaminhado para a Sala Vermelha do Hospital Manoel Gonçalves”, afirma o SAMU.
NOTA DA PREFEITURA DE ITAÚNA: