Obras do Hospital regional de Divinópolis serão retomadas no final deste mês
Promessa antiga para a região, a construção do Hospital Regional de Divinópolis está com a fase de planejamento em finalização e as obras devem recomeçar até o final de novembro, anunciou o Governo de Minas, após visita do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta segunda-feira (6). Iniciada em 2011 e paralisada em 2016, com 61% dos serviços executados, a unidade atenderá 54 municípios da região, com investimentos de R$ 40 milhões para a conclusão.
A Fase I, referente à elaboração e revisão de projetos e análise da viabilidade da estrutura já existente no terreno está em processo de finalização. Já a Fase II, de execução e conclusão da obra, conta com o prazo de 18 meses. Em 10 de fevereiro houve a assinatura da ordem de início das obras com a construtora vencedora da licitação.
“ESTAMOS NA FASE DE REVISÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS E COMPLEMENTARES PORQUE SÃO OBRAS PARADAS HÁ MUITO TEMPO. A EXPECTATIVA É A DE QUE, AINDA NO MÊS DE NOVEMBRO, ALGUNS SERVIÇOS PRELIMINARES QUE NÃO COMPROMETERÃO O ANDAMENTO DOS PROJETOS NEM GERARÃO RETRABALHO SEJAM INICIADOS. DENTRO DE DOIS ANOS ESPERAMOS ESTAR COM AS PORTAS ABERTAS PARA O ATENDIMENTO A TODA A POPULAÇÃO”, AFIRMA BACCHERETTI.
ESTRUTURA O hospital contará com 199 leitos, sendo 134 de internação, dos quais oito são de isolamento; 45 leitos de internação intensiva, sendo 20 para adultos, 15 para neonatal e dez de cuidados intermediários; e 20 para observação no pronto atendimento.
A edificação tem 16.761,80 metros quadrados de área construída em um terreno de 53.464 metros quadrados e foi projetada para atender casos de média e alta complexidade. O projeto prevê que o edifício funcione com um pavimento térreo, área de pilotis e um pequeno mezanino.
E MAIS…
Novo tomógrafo
Também foi anunciada a chegada de um novo tomógrafo ao Complexo de Saúde São João de Deus. O Estado investiu R$ 1,6 milhão no aparelho, por meio da política Valora Minas. O tomógrafo possibilitará a realização de até 1,5 mil exames mensais, a pacientes internados e ambulatoriais com realização dos exames em prazos mais curtos, sem necessidade de deslocamento para outras unidades assistenciais.
Gestão
Secretária-adjunta de Governo de Minas Gerais, Mila Batista Corrêa da Costa destacou que o hospital está bem estruturado, o que mostra que está sendo bem gerido. “Anteriormente, havia dificuldades financeiras estruturais e o parque tecnológico estava defasado. Foi muito bom ver o hospital restaurado numa parceria da prefeitura municipal e do governo estadual” afirma. Para o diretor executivo do Complexo de Saúde São João de Deus, André Waller, os recursos aplicados pelo Estado no Município e no hospital têm dado resultados. “Os investimentos na Saúde que o Estado tem feito em Minas Gerais apresentam bons resultados, possibilitando melhoria na qualidade de vida da população que necessita do serviço”.