PC indicia 17 suspeitos de assalto a carro forte com R$ 30 milhões de reais
A Polícia Federal indiciou 17 suspeitos por assalto ao carro forte com 30 milhões de reais, no Aeroporto de Caxias do Sul, em 19 de julho deste ano.
Em nota, divulgada nesta segunda-feira 02/9, a PF apontou o envolvimento de 19 pessoas no maior roubo já ocorrido no Rio Grande do Sul.
As outras duas foram mortas em confrontos com policiais gaúchos e paulistas.
O relatório revelou a participação de uma facção criminosa de São Paulo com apoio de criminosos do Rio Grande do Sul nas fases de planejamento, execução e fuga do local.
No assalto foram usadas armas de guerra, explosivos, fuzis e pistolas, celulares, rádios comunicadores e equipamentos eletrônicos para bloquear sinais de comunicação.
Ainda foram utilizados veículos, como uma falsa viatura da PF, placas falsas, adesivos em carros, roupas táticas, hospedagens e esconderijos.
Após tiroteio, um suspeito e o segundo sargento da Brigada Militar do Rio Grande do Sul Fabiano Oliveira morreram.
De acordo com a PF, os suspeitos podem responder por crimes como latrocínio, falsificação de símbolo e de identidade, adulteração veicular, posse de arma de uso restrito, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
As penas máximas para os crimes indicados, se somadas, chegam a 97 anos de prisão.
Praticamente todos os indiciados já responderam por crimes dessa natureza.
A Operação Elísios resultou na prisão preventiva de 12 suspeitos, uma prisão temporária, além do cumprimento de 12 mandados de busca e na apreensão de 26 veículos.
A Polícia Federal ainda pediu o bloqueio de 19 contas bancárias e quatro imóveis.