Gerais

Pedágio na MG 050 fica mais caro a partir de quinta-feira

O pedágio da MG-050 ficará mais caro a partir de quinta-feira 13/6. As novas tarifas estão sendo divulgadas aos motoristas por meio de panfletagem nas praças de pedágios.

Trata-se do reajuste previsto no contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo de Minas Gerais e autorizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA), sendo realizado anualmente a partir do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) e arredondamentos.

São seis praças de pedágio ao longo da rodovia no Centro-Oeste de Minas. A primeira fica entre Mateus Leme e Itaúna e outra em São Sebastião do Oeste, mais próxima à Divinópolis.

Até o dia 12 deste mês, os motoristas de carros de passeio seguirão pagando R$ 7,90. Com o reajuste, a tarifa será de R$ 8,20, representando um aumento de 3,8%.

Para motocicletas, o valor subirá de R$ 4 para R$ 4,10. Os caminhões leves e ônibus terão que pagar R$ 16,40, enquanto anteriormente o valor pago era de R$ 15,80.

Veja como fica o aumento do pedágio da MG-050:

-automóvel, caminhonete e furgão R$ 8,20

-caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão – 2 eixos R$ 16,40

-automóvel com semirreboque e caminhonete com semirreboque – 3 eixos R$ 12,30

-caminhão, ônibus, caminhão-trator e caminhão-tratos com semirreboque – 3 eixos R$ 24,60

-motocicleta, motoneta e bicicleta a motor R$ 4,10

-veículos especiais – mais de 6 eixos R$ 49,20 + [8,20 x número de eixos > 6]

Investimentos

Em 2023 a empresa afirma ter investido R$ 123,8 milhões. Na imagem, a MG-050 em Carmo do Cajuru – Foto Divulgação Nascentes

De acordo com a concessionária Nascentes das Gerais, agora chamada Via Nascentes. Em 16 anos, desde o início da concessão em 2007, a concessionária diz que investiu R$ 2.7 bilhões em todo o sistema MG-050.

Além disso foram repassados às prefeituras dos municípios cortados pelo sistema MG-050 cerca de R$ 83 milhões em imposto gerado pelo pagamento do pedágio (ISSQN).

Para 2024, a previsão é de R$ 160 milhões em investimentos, dos quais R$ 40 milhões para pavimentação.

Ainda conforme a Nascentes, os investimentos refletiram na redução de acidentes, cerca de 40% em comparação a 2008, quando ela iniciou a operação que corta Divinópolis.

Entre as principais obras de ampliação no histórico de concessão da MG-050 estão 109 quilômetros de terceiras faixas, 55 quilômetros de duplicações, 40 quilômetros de correções de traçados e 36 dispositivos de retorno e acesso, 38 passagens inferiores de veículos, viadutos e pontes, 57 travessias de pedestres, 51 km de novos acostamentos, além de melhorias no pavimento.

Estado das rodovias

Trevo de encontro das rodovias MG-050 com MG-431 em Itaúna – Foto Vereda Engenharia

Mesmo com as ‘melhorias’ feitas nas rodovias de Minas Gerais, a qualidade ainda deixa a desejar. Não são raros os critérios que apontam as estradas de Minas entre as piores do país.

Além da própria experiência de quem transita pelo estado, há diferentes indicadores que atestam a baixa qualidade das vias. Um deles é o Índice de Condição da Manutenção (ICM), feito por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para as rodovias que estão sob a jurisdição do órgão.

Na última avaliação, feita em dezembro do ano passado, Minas aparecia entre os piores estados nas classificações de “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” e muito abaixo da média nacional.

As rodovias que cortam Minas Gerais ficaram de fora do patamar de qualidade máximo do ranking de rodovias do Brasil feito pela Pesquisa CNT de Rodovias 2023, divulgado no dia 29 de novembro de 2023.

A classificação da situação geral da rodovia como “ótima” ficou restrita aos Estados de Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

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