Polêmica na Câmara: Maioria dos vereadores aprova aumento salarial dos agentes políticos
O projeto de emenda à Lei Orgânica, que entrou com pedido de urgência pelo Executivo foi aprovado com votos contrários dos vereadores Márcia Cristina e Kaio Guimarães e abstenção do vereador Gustavo Barbosa. A emenda que havia sido proposta pela vereadora Márcia Cristina acabou não tendo as assinaturas necessárias. A aprovação deste projeto abriu as portas para votação do aumento dos agentes politicos, o que não pode ser feito no primeiro ano de mandato.
Recomposição salarial do Executivo
Não adiantaram as solicitações dos vereadores Kaio Guimarães e Márcia Cristina para que a recomposição salarial dos servidores públicos fosse votada em projeto separado da recomposição salarial dos agentes políticos. Os dois vereadores entraram com uma emenda supressiva ao projeto enviado pelo Prefeito, mas a emenda não foi aprovada pelo plenário da Câmara.
Colocado em votação, mesmo depois da tremenda polêmica que aconteceu no dia 21 de janeiro na porta da Câmara, acabou sendo aprovado o projeto do Executivo, dando 5,45% de reajuste tanto para os servidores e 12,03% para os agentes políticos. Em janeiro, o projeto do Executivo previa cerca de 20% para os agentes políticos.
Votaram contra o reajuste para Prefeito, vice, diretores do IMP e SAAE e secretários os vereadores Kaio Guimarães e Márcia Cristina. Abstiveram-se os vereadores Gustavo Barbosa, Toinzinho, Da Lua, Edênia e Ener Batista.
Devemos ressaltar que as votações foram muito confusas, com muitos vereadores confundindo a votação da emenda à Lei Orgânica e do projeto de recomposição salarial.
Reajuste dos servidores da Câmara
Já o projeto de recomposição salarial dos servidores do Legislativo e dos vereadores foi votado em separado.
A Mesa Diretora acatou sugestão de desmembrar a votação feita pelos vereadores Kaio Guimarães e Gustavo Dornas, mas os projetos foram aprovados.
Votaram contra o reajuste dos vereadores: Kaio Guimarães, Gustavo Barbosa, Márcia Cristina, Da Lua e Edênia Alcântara. Os vereadores Toinzinho e Ener Batista abstiveram-se de votar.
Já o aumento para os servidores foi aprovado por unanimidade.