Gerais

Programa da ArcelorMittal incentiva meninas a despertar interesse pelas Ciências Exatas

O STEAM Girls percorre as cidades brasileiras para despertar em meninas com idades entre 13 e 18 anos o interesse profissional em carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, ainda dominadas por homens. Criado pela Fundação ArcelorMittal, o programa trabalha para desconstruir estereótipos de gênero, estimular meninas a se envolverem e buscarem formação em áreas de ciências exatas e ajudá-las no desenvolvimento da autoconfiança por meio de uma série de ações, incluindo o compartilhamento de histórias inspiradoras de mulheres atuantes nesses campos.
Na segunda-feira (23), a expedição chega ao interior mineiro. A partir das 18h, na Escola Estadual Manoel Dias Correa (rua Bonfim, nº 1, Centro), as meninas de Itatiaiuçu e municípios da região participam de uma série de atividades voltadas para a debate sobre oportunidades profissionais e mercado de trabalho.
O evento é gratuito, com 150 vagas exclusivas para mulheres a partir de 16 anos. Para participar, inscreva-se pelo link https://forms.office.com/e/w0H7sDXrV7 ou entre em contato pelo 0800 721 2425 (das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira).
Segundo pesquisa divulgada pela UNESCO em 2019, apenas 29% das pessoas que atuam nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no mundo são mulheres. Somente 3% dos prêmios Nobel de Ciências foram concedidos a mulheres e, no Brasil, a representação de mulheres em cargos de liderança na área de Ciência e Tecnologia está entre 0% e 2%.
No encontro, as participantes terão dicas para saber como podem procurar emprego com pouca experiência no mercado de trabalho, autoconhecimento e escolha profissional, programas de porta de entrada, carreira na engenharia, tecnologia da informação e trabalho com pesquisa e desenvolvimento.

Liga STEAM
No fim de 2021 e início de 2022, a Fundação ArcelorMittal e a Tríade Educacional ouviram 809 educadores e outros profissionais de áreas relacionadas à educação de escolas públicas e privadas de todas as regiões brasileiras. A pesquisa verificou a repercussão das práticas pedagógicas em STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entender a realidade da educação brasileira era um dos pontos de partida para o desenho de uma estratégia que pudesse contribuir para o ensino no Brasil, visando o desenvolvimento integral dos estudantes e a formação dos professores.

Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *