Reunião da Câmara: principais assuntos debatidos
A Câmara Municipal aprovou, na tarde de terça-feira, 14, o Projeto de Resolução nº 1/2025, de autoria da Mesa Diretora, composta pelo presidente Antônio de Miranda, o vice-presidente Gustavo Dornas e a secretária Márcia Cristina. O projeto altera o artigo 48 da Resolução nº 6/2018, referente ao Regimento Interno da Câmara, que regulamenta o horário das reuniões plenárias.
Com a mudança, o horário das reuniões, anteriormente fixado para as 14h pela Resolução nº 6/2018, passa a ser às 17h. De acordo com o Regimento Interno, o prazo máximo das reuniões permanece em 4 horas. A alteração atende à solicitação de diversos vereadores, que argumentavam sobre a necessidade de adequar o horário para não coincidir com o período comercial. Segundo eles, o ajuste busca garantir maior participação popular, especialmente daqueles que trabalham durante a tarde.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Chamadas para o SAMU
O consultor de comunicação do Cis-Urg Oeste, Flávio Barão, usou a palavra para falar sobre o aplicativo Ligue 192Vo1P, que realiza chamadas “de voz” via internet e está disponível para download nas plataformas Android e iOS. O Ligue 192 VoIP é especialmente útil durante problemas no tradicional acionamento através do 192, usuários em zonas rurais, áreas com sinal móvel instável e/ou com quedas constantes.
Para realizar a chamada o usuário cadastra seus dados e o município de origem. Também pode utilizar a opção GPS para capturar sua localização atual. No caso do CIS-URG Oeste, a chamada é encaminhada diretamente para a Central de Regulação em Divinópolis.
No momento do cadastro, é enviado um SMS com código de validação para confirmar o número de telefone cadastrado e para recebê-lo, o usuário precisa ter sinal da operadora móvel no momento do registro.
A validação garante a veracidade do número de telefone inserido no acesso inicial. É fundamental o acionamento do GPS ao realizar a chamada, possibilitando a equipe chegar ao local com maior agilidade, além de reduzir a incidência de trotes.
Mais projeto aprovado
Tendo sido rejeitado o pedido de vista do vereador Guilherme Rocha, foi aprovado com duas abstenções e 10 votos favoráveis o projeto da Mesa Diretora que altera o anexo 5 da Resolução 40, de 2021. Entre as alterações, a exigência de curso superior para os chefes da Escola do Legislativo e do Centro de Atendimento ao Cidadão.
O vereador Tidinho elogiou atendimento dos secretários de Saúde e de Infraestrutura e propôs a criação de PSF´s nos bairros Irmãos Auler e Várzea da Olaria. Pediu ao secretário de cultura para levar os artistas aos bairros e a realização de feira mensal do agronegócio
O vereador Rosse pediu providências para regularização da feira na Praça Zé Flávio, onde alguns feirantes não estão obedecendo as regras de utilização do espaço e maior incentivo e cursos profissionalizantes para os servidores do Canteiro de Obras
O vereador Dalminho fez várias indicações para melhorias no São Bento e criação de entrada para pedestres no Dr. Ovídio
O vereador Gui Rocha pediu muito a retirada dos radares e sua substituição por lombadas
O vereador Gustavo falou de seus projetos de parceria público/privada para uniformes escolares e investimentos na saúde
O vereador Israel Lúcio defendeu a implantação da escola cívico militar e a volta da feirinha no mercado. Ainda, sobre os eventos cristãos Marcha para Jesus e Grande Sermão da Montanha
O vereador Kaio Guimarães elogiou o vice-Prefeito e secretário de Regulação Urbana, confiante na regularização de construções e diminuição do acúmulo de projetos na secretaria
O vereador Wenderson lembrou dos graves alagamentos ocorridos em outubro de 2023 que nada foi feito para conter ou mesmo minimizar o problema. Pediu que a atual Administração tome providências para sanar o problema.