Reunião para tratar sobre inserção das pessoas em situação de rua
Objetivo é permitir maior controle desses cidadãos e acompanhamento efetivo com vistas a sua inclusão social
Na última quinta-feira, 17 de março, propostas para melhorar a situação das pessoas em situação de rua foram discutidas em uma reunião. Estiveram presentes a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Alessandra Nogueira, Sub Comandante da 9ª CIA PM, Capitão Hélcio, secretário de Regulação Urbana, Thiago Araújo, presidente do Albergue Fraterno Bezerra De Menezes, Zulamir Alves e a coordenadora do Posto do Migrante, Patricia Fortes.
Na reunião, foi abordada a competência de cada setor em relação a situação dos moradores e a contribuição de cada um em um atendimento mais humanizado. O intuito desse encontro foi debater sobre a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, por meio de uma parceria com Albergue.
O município possui hoje 31 pessoas em situação de rua, destas, 14 querem essa oportunidade de emprego. Durante um ano eles terão total estrutura e apoio para estudar e trabalhar, além de todo um acompanhamento para que seja possível essa inserção.
Essas pessoas ficarão no Albergue, o mesmo vai garantir sua acolhida alimentação e moradia, para que possam, dessa maneira ter sua inclusão no mercado de trabalho garantida. A empresa bem como a escola fornecerão uma declaração de que esses cidadãos estejam frequentes.
Competências de cada setor
O (s) órgão (s) a ser (em) acionados dependerá da necessidade do atendimento.
Albergue Fraterno Bezerra de Menezes – atua no acolhimento institucional. Telefone : (37) 3243-1471.
Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II – Pessoas especiais em situação de rua com – Telefone : (37) 3243-6328.
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD – Para situações que envolvem dependência química. Telefone : (37) 3242-4342.
CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)– Se a pessoa em situação de rua estiver pedindo ajuda financeira ou alimentação – Telefone (37) 3249-9231.
Infraestrutura – Recolhimento de pertences deixados nas vias públicas. Telefone : (37) 3249-9180.
Posto do Migrante – Abordagem Social – Telefone: (37) 3249-9714
Polícia Militar – Usuários de drogas – Telefone: 190
Regulação Urbana – Fiscalização – Telefone: (37) 3249-9601