Política

Rosse e equipe falam sobre obras para prevenção de alagamentos na cidade

Na Reunião Ordinária da Câmara de terça-feira, dia 28, convocado pelos vereadores, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Rosse Andrade, compareceu acompanhado de seus gerentes, Cícero Tavares, Anna Corradi e Gláucio Martins. Também estiveram presentes os gerentes da Defesa Civil, Fábio Menezes e Moacir Herculano.
O secretário foi convocado para falar sobre os alagamentos que estão ocorrendo em toda a cidade, não somente na Avenida Jove Soares, tema já abordado em reunião anterior.
Durante a apresentação, Rosse falou sobre os pontos mais propensos a inundações. Por meio de slides, ele detalhou as ações da Secretaria, destacando a desobstrução e ampliação de bocas de lobo e redes de captação pluvial nos bairros Olímpio Moreira, na Avenida São João, Lourdes, Nova Vila Mozart, Sion, e diversos outros bairros.
O engenheiro da secretaria de infraestrutura, Gláucio Martins, falou do projeto para a Avenida Jove Soares, que inclui a ampliação do canal da Jove Soares (Prainha) em seu trecho final, próximo à Rua Manoel Correa. Ele explicou que o canal do córrego Sumidouro na Jove Soares possui atualmente 1,33m de largura e 3,20m de altura, com formato trapezoidal e aproximadamente 6 m². No entanto, o plano é ampliar a vazão de 6 m² para 15 m² no final da avenida, proporcionando um maior escoamento de água até desaguar no Rio São João, com o objetivo de minimizar alagamentos.

Piscinões
Além de alargamento das sub-bacias que desaguam no córrego do Sumidouro (lagoa da Prefeitura, lagoa do Cerqueira Lima e lagoa do novo loteamento) outras medidas, como lagoas de contenção em pontos estratégicos (chamadas cacimbas ou piscinões), também estão sendo consideradas.
Segundo Rosse, há necessidade de ampliar o Lago no Parque Cordovil Fonseca e viabilizar a criação de outros para recepção de águas pluviais, visando reduzir o acumulo concentrado de águas no córrego Sumidouro na Avenida Jove Soares, assim como a criação de cacimbas em pontos estratégicos.
Todas essas ações estão sendo pensadas e estudadas em conjunto com a equipe técnica. A gerente da Infraestrutura, engenheira Anna Corradi, apresentou obras de duplicação de pontes, incluindo a ponte da Bagaginha próxima à comunidade rural de São José de Pedras e a ponte sobre o Rio São João, na Avenida Santana.
Além disso, foram demonstradas obras de instalação de aduelas no Fundão e no córrego onde atualmente está a ponte quebrada na Avenida Manuel da Custódia, assim como na Avenida Ana de Faria Dornas, próxima ao bairro Santa Edwiges.
Rosse ainda informou que, em uma viagem recente, visitou o município de Limeira, no interior de São Paulo, que tem as mesmas características de Itaúna, para conhecer o projeto lá desenvolvido e analisar a possibilidade de aplicação de algo similar em Itaúna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *