Política

Secretário de Cultura esclarece sobre livros da Biblioteca, presépio, acervo e ações culturais

A pedido do próprio secretário, o vereador Leo Alves, que é líder do Prefeito na Câmara, convocou o secretário de Cultura Joe Ilimane a comparecer à reunião de terça-feira, para esclarecer sobre a denúncia da vereadora Márcia Cristina do descaso com livros da Biblioteca Municipal. Ainda, sobre outros questionamentos dos vereadores, quanto ao Museu, o presépio Humberto Salera e o Centro da Juventude.
Algumas perguntas como a Lei Luíz Gustavo e a cafeteria que está instalada no Museu acabaram não sendo respondidas.
Acompanhe
Com muita segurança o secretário Joe Ilimane discorreu durante 45 minutos sobre os termas solicitados e apresentou vídeos da ampla gama de ações que a secretaria desenvolve e do público beneficiado com oficinas e eventos diversos.
Sobre os livros da Biblioteca, ele disse que a empresa contratada para a reforma já foi notificada e que vai arcar com a restauração dos 60 livros que ficaram comprometidos – o acervo é de 25 mil livros. Dos livros comprometidos, 45 são infantis.
Falou da reforma do prédio da Biblioteca, com a troca do telhado e do forro e que a empresa contratada também vai sanar as rachaduras e janelas prejudicadas durante a obra.
Joe anunciou que a reabertura da Biblioteca está prevista para o dia 07 de dezembro e que ela vai também servir como base para a Academia Itaunense de Letras.

Revitalização da Praça da Estação
O primeiro passo de sua gestão foi a restauração do Museu Municipal, sendo contratada empresa especializada em museus que confeccionou um dossiê de mais de 500 páginas. Foram restauradas peças e Joe disse que o café está dentro de um plano conceitual. Foram trocados os bancos da praça e executado projeto paisagístico, culminando com a reforma da biblioteca. Muitos shows valorizando os artistas itaunenses são realizados no local.

O presépio
Joe falou que o presépio Humberto Salera foi desmontado para a reforma do Museu. No desmonte, das 51 peças, só restaram 15 a 17, que estão encaixotadas. Disse que não existe possibilidade de restaurar, pois eram peças muito frágeis e sem manutenção. Só num trabalho de pesquisa poderá ser reconstruído.

ICMs Patrimônio Cultural
Como grande conquista de sua gestão – a Gerência de Cultura só se transformou em secretaria no ano passado – Joe ressaltou a pontuação no ICMs Cultural, que passou de 4,5 para 17 pontos, o que representa o recebimento de mais recursos por parte do Estado.

Centro da Juventude
Sobre o tão questionado pela vereadora Edênia, o Centro da Juventude, Joe disse que ele funciona à avenida Getúlio Vargas, dentro da Casa de Cultura, onde também está guardado o acervo do Museu e são realizadas 25 oficinas culturais. Segundo ele, no último censo, foram duas mil pessoas inscritas. Salientou que está sendo programado um outro local para a Casa de Cultura, ampliando em muito o atendimento.
Entre outras, falou sobre o projeto do anexo que vai ser construído no Espaço Cultural, já previsto para deficientes físicos, sobre o NAC Curumin, os espetáculos teatrais gratuitos no Silvio de Matos, a carreta de cinema na Praça do Padre Eustáquio e Morada Nova, a possibilidade de realização de projetos nos bairros, os projetos para o turismo (inclui o calçamento do Morro do Bonfim e o turismo religioso), a exposição Religare e realização do Festival da Canção, o Curta de Teatro, o Festival de Inverno e carnaval.
Joe foi pouco questionado pelos vereadores. Gustavo Dornas lamentou muito a perda das peças do presépio. Toinzinho salientou que o Museu não ficou fechado nos quatro anos na gestão Osmando, como Joe alegara. Edênia questionou um casal de fora explorar uma cafeteria dentro do Museu.
PS: Consideramos muito boa a apresentação do Secretário de Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *