Política

Secretário de Infraestrutura fala na Câmara sobre estragos provocados pelas chuvas

Com presença na galeria de servidores da Infraestrutura e do SAAE, a Reunião da Câmara de terça-feira teve três grandes destaques. A presença de vereadores de Pará de Minas pedindo agilidade no término da ETE (ler abaixo), a presença do Secretário de Infraestrutura Rosse Andrade, que falou dos enormes estragos causados pelas chuvas e a aprovação do projeto do vereador Gustavo Dornas, que possibilita ao servidor público optar pelo cartão do vale transporte ou o equivalente em dinheiro.

Grandes estragos
A gerente de Iluminação Pública da Secretaria da Infra, engenheira Raína de Medeiros, disse que a precipitação pluviométrica em janeiro de 2022 foi 200% acima de janeiro de 2021 e que o Canteiro de Obras sofreu quatro alagamentos e perda de equipamento, o que prejudicou muito o planejamento
Cícero Tavares, Gerente Superior de Administração da Infra, apresentou os dados dos estragos no telão, relacionando as 9 pontes praticamente destruídas na zona rural, as grandes erosões no Rio São João e na Walter Mendes, com gabiões arrebentados, a destruição nas estradas rurais, a operação tapa-buracos que inclui grande extensão de ruas, a limpeza urbana que está sendo feita e a dificuldade de trabalho com o solo encharcado. Ele apresentou projetos que estão sendo feitos para sanar os estragos, o que requer tempo e recursos.

Emocionado
O Secretário Rosse Andrade ressaltou que além das 9 pontes na zona rural, 12 pontes foram afetadas dento da cidade e que a demanda é enorme, resultando em algumas medidas paliativas, porque não tem outro jeito.
Disse que estão em fase de elaboração de custos e que seu pessoal não tem dormido. “Eles vestem a camisa, estão dando a vida.” Lembrou que há 50 anos não acontecia tanta chuva e muito emocionado pediu desculpas se às vezes não pode atender no momento. “A gente tem de definir, pois de 50 demandas podemos atender 3” e que sua equipe chega a ser desrespeitada. “Ninguém vê que a gente tem de descansar num domingo”. Acrescentou que todo o planejamento feito para 2022 tem de ser refeito. Falou que estão alugando equipamentos para desassoreamento do Rio São João e córregos.
Rosse respondeu a perguntas dos vereadores e teve seu trabalho e da equipe elogiados. Disse que investimentos graúdos têm de ser feitos na zona rural e que o Prefeito Neider busca recursos em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *