Política

Secretário de Saúde fala na Câmara sobre atendimento no Espaço da Criança e dificuldade de se contratar médicos pediatras

Acompanhado pela Dra. Teresa Regina Mendonça Gomes, médica pediatra que gerencia o atendimento do Espaço da Criança na Policlínica Dr. Ovídio, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fernando Meira, explicou aos vereadores a dificuldade de contratação de pediatras e apresentou os números do atendimento no setor
O Secretário foi convidado pelo vereador Gustavo Dornas e iniciou sua explanação fazendo um breve apanhado da evolução do atendimento pediátrico, que era feito nos postos de saúde dos maiores bairros.
Ele explicou que os médicos dos atuais postos de saúde são generalistas, estando aptos a atender a maioria dos casos, inclusive idosos e crianças. “Somente os casos que requerem maior atenção são encaminhados para os pediatras, disse ele, salientando que são quatro pediatras no Dr. Ovídio e dois no Posto de Saúde Central.
Nos casos mais agudos, o médico generalista do PSF telefona para o Espaço da Criança – que tem um telefone específico – e a criança é atendida.
Segundo a Dra. Teresa, em casos mais graves que requerem balão de oxigênio, ligar soro ou internação na Sala Vermelha, as crianças são encaminhadas para o Pronto Socorro.

Dados
De acordo com os números apresentados pelo Secretário de Saúde, Fernando Meira, o Espaço Criança tem uma média mensal de 350 a 400 atendimentos e um índice de faltas às consultas que gira em torno de 25% dos agendamentos. Em números totais foram registrados, de março a julho, agendamentos para o atendimento de 2.445 crianças sendo efetivamente atendidas 1.850 o que totaliza 595 faltas.
No Posto de Saúde Central o atendimento pediátrico gira em torno de 160/mês

Distância
Muitos moradores reclamam da dificuldade de acesso ao Espaço da Criança na Policlínica Dr. Ovídio, que fica distante da região central da cidade e de muitos bairros onde seria mais fácil levar as crianças para o atendimento pediátrico.
O vereador Toinzinho foi um dos vereadores que questionou a dificuldade de muitos pais levarem as crianças, devido à distância e ao custo da passagem

Zona rural
A vereadora Márcia Cristina ainda destacou a dificuldade vivida pelos pais na zona rural onde os médicos vão de 15 em 15 dias ou até de mês em mês e sugeriu a reserva de vagas pra atendimento aos moradores da zona rural no Posto de Saúde Central.

Capacitação
O Secretário Meira salientou que, continuamente, são realizadas capacitações para os médicos generalistas dos Postos de Saúde.

Plantonista
A vereadora Edênia Alcântara falou da necessidade de um médico pediatra plantonista no Pronto Socorro, pois muitas crianças passam mal à noite e as mães ficam desesperadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *