Policial

Seis projetos são votados na Câmara. Processo de veto a emendas impositivas dos vereadores é suspenso

A reunião da Câmara de terça-feira, dia 09, teve meia hora a mais de duração, já que foram muitos os projetos a serem votados.
O processo de veto do Prefeito a 14 emendas impositivas dos vereadores ao Orçamento 2021 foi suspenso, por solicitação dos vereadores Da Lua e Gustavo Barbosa. Este mesmo processo já havia sofrido pedido de vista do vereador Kaio Guimarães na reunião da semana passada.
Os vereadores Gleisinho e Kaio Guimarães entraram com dois projetos na hora da reunião, que foram acrescentados à Ordem do Dia para votação.
O Presidente do Legislativo, vereador Alexandre Campos, solicitou aos vereadores que protocolassem os projetos com antecedência para que não acontecessem atrasos na reunião, devido à pandemia.
Os dois projetos, que entraram na pauta desta terça-feira, foram colocados para votação no final da reunião.

Projeto do Leo Alves
O vereador Leo Alves, o Leo da Rádio, entrou com projeto, aprovado por unanimidade com elogios do vereador Nesval Jr. que obriga os pets shops, consultórios e clínicas odontológicos informarem às autoridades competentes indícios de maus tratos pelos donos a animais por eles atendidos.

“Esporte na Melhor Idade”
O vereador Joselito entrou com projeto de criação e implantação do projeto “Esporte na Melhor Idade”, buscando integrar idosos na prática de exercícios físicos. Ele disse que já havia um voluntário para atendimento uma vez por semana.
O vereador da Lua sugeriu parceria com a Secretaria Municipal de Esportes para a realização de atividades.
O vereador Dr. Fares falou que “o máximo que puder ser investido nesta faixa etária é muito bom” e que as pessoas acima de 60 anos têm muita vitalidade.
Já Gustavo Barbosa também ressaltou a importância do esporte para idosos e juventude e lembrou projetos idealizados quando ele foi Secretário de Esportes.
Gustavo, ainda, elogiou o projeto desenvolvido pelo então secretário de Esportes Faiçalzinho, no mandato osmandista, quando foi criado o importantíssimo “Apoio ao Atleta Itaunense”.
O projeto do Joselito foi aprovado por unanimidade.
Projeto do vereador Lacimar “Três”
Também foi aprovado por unanimidade projeto do vereador Lacimar “Três” que denomina “Quadra Poliesportiva Lasarina Pereira Dias”, localizada no Centro Esportivo Padre Luiz Turkenburg, à rua Grafite, nº 490, no bairro Padre Eustáquio. Na justificativa, “Três” falou do grande trabalho social por ela desenvolvida na paróquia Nossa Senhora de Fátima, quando ajudou muito o Padre Luís Turkenburg, que era pároco à época.
Lacimar salientou que Dona Lasarina era avó do atual secretário de Esportes Nelson, e este foi muito elogiado por todos.
O vereador Alexandre Campos ainda lembrou que Dona Lasarina era irmã do ex-vereador Antônio Italiano e tia da advogada Maria Helena Pereira e do atual Procurador do Legislativo, Daniel Pereira.

Projeto do vereador Gleisinho
Aprovado por unanimidade projeto do vereador Gleisinho que autoriza o ajuste da suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos em razão dos impactos econômicos decorrentes da emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao Coronavírus.
O presidente do Legislativo Alexandre Campos desceu ao plenário e leu a justificativa do projeto ao lado do Gleisinho.
O vereador Da Lua falou que, para o projeto ficar mais forte era necessário pedir que o Prefeito contratasse os aprovados no concurso.
O vereador Gustavo Barbosa lembrou que “o pessoal se dedica e fica na expectativa” e que tinha vários concursos judicializados.
Alexandre Campos ainda lembrou que ele, Toinzinho e outros vereadores do mandato passado estiveram no Tribunal de Contas e conseguiram a homologação do concurso realizado no final do mandato osmandista. Ele dirigiu-se às profissionais da educação que tantas vezes foram ao plenário da Câmara reivindicar a contratação e que era com orgulho que encaminhava aquele projeto, um direito conquistado com muito esforço e muita luta.
Comércio no carnaval
Ao final, foi colocado em discussão projeto do vereador Kaio Guimarães que altera lei do Código de Posturas Municipais, no caso de calamidade pública, tornando facultativo o funcionamento do comércio em horário convencional. O projeto foi aprovado com abstenção do vereador Gleisinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *