Cidade

Titane e Túlio Mourão no projeto Composição Ferroviária edição Itaúna

O projeto Composição Ferroviária, que traz shows de grandes nomes da música brasileira para estações ferroviárias do interior de Minas Gerais, visita Itaúna pela quarta vez – mas desta vez por meios digitais. Em 2018 o projeto trouxe para a cidade o show de Kleiton e Kledir e Paulinho Pedra Azul – este com abertura do artista local Ralfe de Souza. Em 2019 foi a vez do ex-Boca Livre, Claudio Nucci, com abertura de Valdez Francisco.

Em 2020 a pandemia impediu a realização de novos shows, mas em 2021 as manhãs de domingo ensolaradas do projeto Composição Ferroviária tomaram o YouTube com 9 shows virtuais, ampliando o acesso do projeto para todo o Brasil. Foram momentos intimistas com artistas como Mônica Salmaso, Vanessa Moreno, Leila Pinheiro e a emocionante homenagem a Inezita Barroso pelo Viola Perfumosa.

E para fechar essa galeria de bons momentos virtuais, Titane e Túlio Mourão se apresentarão em 28 de novembro, na edição que aconteceria novamente na cidade de Itaúna.

Intérprete por excelência, TITANE cultiva em seu repertório, em estado híbrido, clássicos da MPB, compositores contemporâneos, anônimos e as influências da música do interior do país.  Em especial, do congado mineiro, manifestação de significativas implicações estéticas da população de ascendência negra de Minas Gerais, seu estado de origem. Entre seus trabalhos mais recentes estão o dvd “Titane e o Campo das Vertentes”, o cd “Paixão e Fé” registro de seu duo com o pianista Túlio Mourão e o CD “Titane canta Elomar”.

Mineiro de Divinópolis, Túlio Mourão é protagonista de uma rica história dentro da Música Brasileira. Integrou a banda Mutantes na fase do rock progressivo e em seguida esteve na banda de artistas como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Fagner, entre outros. No final de 2019 Tulio lançou um livro de memórias em formato de crônicas, Alma de Músico. As histórias são muitas, como o início da carreira em Belo Horizonte, quando era motivado  pelos encontros diários com o então nascente Clube da Esquina, as casas dos Borges e Toninho Horta. Além de suas atividades como músico, compositor e arranjador, Túlio Mourão atua como diretor musical, curador de diversos eventos e festivais, e atualmente apresenta o programa de música instrumental NOTURNO, veiculado semanalmente pela REDE MINAS de Televisão.

Para esta edição do Composição Ferroviária, que marca o encontro do duo e o final das ações virtuais do projeto, Titane e Túlio elaboraram um repertório especial com canções brasileiras escolhidas a dedo.

A abertura ficará a cargo do Grupo Cantare, que é formado por cantores do Coral Uma Voz e teve início em outubro de 2018 com o intuito de promover a arte e executar um repertório diferenciado com qualidade além de expandir a cultura de Itaúna e região. O grupo é formado por 8 integrantes atualmente, divididos em naipes vocais. A seleção musical é bem estruturada, temática e eclética, do popular ao erudito. A equipe é flexível e adaptável a fim de oferecer várias categorias de apresentações, tais como, musicais, árias de ópera encenadas, datas comemorativas, vídeos mosaicos.

O projeto Composição Ferroviária é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem o patrocínio do DME (Poços de Caldas), Intercast (Itaúna) e Doces São Lourenço.

Serviço:

Composição Ferroviária apresenta Titane e Túlio Mourão

Com abertura do Grupo Cantare

28.11.2021 | 10h da manhã | no YouTube: https://bityli.com/UmicF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *