Gerais

Cirurgias eletivas são adiadas em toda Minas Gerais

Vinte e quatro horas após anunciar a suspensão das cirurgias eletivas em sete macrorregionais de Minas Gerais, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou na terça-feira (16) que vai ampliar a decisão para todo o território mineiro.

Com a determinação, que será formalizada nos próximos dias, todos os procedimentos que não são considerados urgentes e podem ser agendados realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão temporariamente cancelados nos 853 municípios.

Em nota

A SES explicou que a medida, a princípio, valerá por 15 dias. Além disso, ressaltou que a decisão não se aplica ao paciente cardíaco ou oncológico de maior gravidade. “É uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência”, disse.

O anúncio foi feito durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 e será válida para as redes pública e privada – contratada e conveniada com o SUS. “A medida tem como objetivo minimizar a sobrecarga no sistema de saúde para o atendimento de pacientes com Covid-19. A ação também vai permitir que a secretaria tenha mobilidade no planejamento estratégico de readequação e redistribuição de pacientes, equipes médicas e equipamentos para regiões em que a incidência da doença está maior”, afirmou o chefe de gabinete da SES, João Pinho.

G1 Centro-Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *