Deputados Lohanna e Betão querem Audiência Pública sobre novos pedágios propostos por Zema
Os deputados Lohanna (PV) e Betão (PT) protocolaram pedido de Audiência Pública para debater os impactos da nova proposta de concessão de rodovias pelo governo Zema, que prevê a instalação de novos pedágios em diversas estradas mineiras. A Audiência será realizada em 12 de março, a partir das 10h na Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social.
A iniciativa se deu após a publicação do edital de concessão do lote das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, prevendo 12 praças de pedágio ao longo do vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com valores que podem ultrapassar diariamente R$20.
Além da capital, outras nove cidades são cortadas pelas estradas que vão a leilão em junho: Vespasiano, Lagoa Santa, Jaboticatubas, São José da Lapa, Confins, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais e Sete Lagoas.
O evento acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contará com a presença de especialistas, lideranças regionais, representantes do setor de transportes e da sociedade civil para debater os impactos para a população mineira dos novos pedágios.
De acordo com a deputada Lohanna, a proposta do governo estadual gerou grande preocupação entre os mineiros, principalmente pela perspectiva de poder onerar ainda mais os trabalhadores, produtores e motoristas que dependem dessas rodovias para seu deslocamento diário. “Precisamos discutir os impactos dessa concessão com transparência e garantir que o interesse da população seja prioridade, e não apenas o lucro das concessionárias”, afirma Lohanna.
Betão reforça que quem vai pagar a conta de concessão bilionária são os trabalhadores, que diariamente transitam pela região metropolitana. “Zema é contra o fim dos pedágios na Região Metropolitana alegando que o Vetor Norte perderá investimentos. Mentira! Ninguém cai nessa e a gente sabe que ao final, os R$ 5bi de concessão, vão sair do bolso dos trabalhadores”, alerta o parlamentar.
Pedágio a 100 km
Juntos, os deputados já protocolaram um projeto de lei para impedir a instalação de praças de pedágio em distâncias inferiores a 100 quilômetros umas das outras. A proposta Nº 3.345/2025 visa reduzir o impacto financeiro para motoristas e transportadores que trafegam pelas rodovias mineiras.
De acordo com o PL, a distância mínima entre praças de pedágio no mesmo sentido da via será de 100 quilômetros, aplicando-se a novas concessões e à renovação de concessões existentes, valendo tanto para praças dentro de um mesmo trecho concedido quanto para aquelas em trechos distintos, independentemente da concessionária responsável.
O projeto ainda prevê que as praças de pedágio instaladas em desacordo com esta lei deverão ser desativadas ou realocadas, dentro da distância mínima.